Abrigo Público “Aquarela” oferta proteção e cuidado para crianças e adolescentes

Tarumã, 27 de maio de 2015

O Abrigo Público Institucional é um serviço que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que se encontram afastadas do convívio familiar, sob medida de proteção.

O Abrigo Público de Tarumã se localiza no Centro da cidade, para facilitar o acesso às atividades rotineiras das crianças: escola, projetos, igrejas.

Atualmente, temos 7 crianças e 5 adolescentes acolhidos, com faixa etária de 0 a 15 anos.  As crianças chegam ao abrigo mediante medida judicial ou em caso de urgência, pelo Conselho Tutelar, que tem um prazo de 24h para informar o Juíz da Vara da Infância. O desabrigamento é realizado somente após decisão Judicial.

O grande objetivo do Abrigo é manter os vínculos familiares, garantir direitos e proteção. A família é acompanhada através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e encaminhada para serviços da rede municipal que for necessário, para promoção da reintegração familiar. Caso não seja possível o retorno da criança à sua família de origem, ela é encaminhada para família substituta.

O abrigo é mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.

Colaborou: Emislaine Cristina de Gouvea

Assessoria de Comunicação | PMT.