Campanha Nacional de Aleitamento Materno é realizada em Tarumã nesta semana

Tarumã, 12 de agosto de 2014

A Prefeitura de Tarumã, através da Secretaria Municipal da Saúde está promovendo, desde o dia 11/08 a Semana de Incentivo à amamentação, lançada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília.

A Campanha Nacional de Aleitamento Materno 2014 integra a 22ª Semana Mundial de Amamentação, que é comemorada em mais de 175 países, e neste ano traz como tema “Amamentação. Um ganho para a vida toda”.

Entre as ações previstas serão realizadas palestras às gestantes nas Unidades Básicas de Saúde, no Projeto Nascer e ainda distribuição de folhetos informativos a cerca da importância e vantagens do aleitamento materno.

Estudos mostram que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Mais do que é evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico, segundo a OMS. Em 2008, 41% das mães brasileiras amamentavam exclusivamente nos primeiros seis meses de vida do bebê. Atualmente, o Ministério da Saúde trabalha na elaboração de novo estudo e, observando a tendência de crescimento, estima um aumento, nos últimos seis anos, de 10,2% no número de crianças sendo amamentadas exclusivamente até seis meses.

Em Tarumã cerca de 86% das crianças recebem aleitamento materno exclusivo até o 4ª mês de vida, a partir desta idade este percentual cai consideravelmente.

È importante ressaltar que o leite materno é um alimento mais completo que existe. Isso significa que, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de fácil digestão e rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarréia, infecções respiratórias, alergias, além de ajudar a reduzir o risco futuro de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

A amamentação também permite um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajudando a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Assessoria de Comunicação PMT.