Comissão Julgadora seleciona textos para Olimpíada de Língua Portuguesa na fase municipal

Tarumã, 12 de setembro de 2014

A Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro/2014 se reuniu na SEMEC nesta quinta-feira, 11 de setembro, com as representantes da Diretoria Estadual de Ensino para a segunda etapa do concurso. Estiveram presentes, pela SEMEC, a Supervisora Cassia Helena Facina Hartmann, responsável pela Olimpíada na Secretaria, a Diretora Zoraide Pareschi Meneghetti e a Professora de Língua Portuguesa Adriana Dias Souza Silva, além de Maísa Kamegawa Borázio e Luciana De Vito Zollner ambas Professoras Coordenadoras do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – Região de Assis.

Os textos escolhidos foram:

Categoria Poema: “Grande Tarumã” do aluno Diogo de Oliveira Campos, professora Keli Cristina Gomes Silva Nunes, escola David José Luz;

Categoria Artigo de Opinião: “Poder Público municipal e sociedade civil no enfrentamento às drogas em Tarumã da aluna Fernanda Gomes Alice, Professora Angela Modesto Guedes Ferreira, escola Vila do Lago.

Segundo a Supervisora de Ensino, “Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita”. A Secretária de Educação e Cultura, Luciene Garcia Ferreira e Silva, complementa parabenizando as escolas David José Luz, Maria Antonia Benelli, Maria Magdalena de Oliveira – Dona Cota e Vila do Lago que participaram desta quarta edição da Olimpíada e, em especial, os professores e alunos vencedores da etapa municipal.

Sobre a Olimpíada

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Nesta quarta edição (2014), todo o processo de inscrição e adesão, digitação dos textos selecionados na Etapa Escolar e avaliação nas demais etapas foram realizados por meio da internet, conforme orientações do regulamento.

Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Assessoria de Comunicação PMT.