E.M São José, faz Lançamento do Projeto de Leitura:Carrinho de Leitura

Tarumã, 26 de abril de 2016

A Escola Municipal São José lançou no dia 18 de abril “Dia Nacional do Livro Infantil” dois projetos de incentivo à leitura.

Um projeto intitulado Leiturantil que tem como objetivo despertar o prazer pela leitura entre os profissionais da Unidade Escolar, visando que a criança aprende pelo exemplo, para que tenhamos crianças leitoras precisamos ter adultos leitores. Segundo a coordenadora pedagógica Cleide Aparecida Vilarinho Takaasi, toda equipe escolar se envolveu com a iniciativa do projeto. Realizamos uma pesquisa sobre os hábitos de leitura da equipe no ano anterior e solicitamos indicações literárias, surgindo assim um acervo diferenciado e riquíssimo. Tivemos também a parceria da Biblioteca Municipal na composição do acervo que não mediu esforços em contribuir, alguns funcionários da escola, entre eles diretora, psicopedagoga e nossa supervisora de ensino Vânia Maria Correa que abraçou a iniciativa e está participando do projeto com nossa equipe escolar.

A diretora Zoraide Pareschi inovou o acervo com dois livros digitais, destacando o uso das novas tecnologias para o enriquecimento cultural e tecnológico. Compõe o projeto 50 materiais de leitura, entre eles: livros, gibis, poemas, revistas, jornal e livro digitais. Tendo como início no mês de abril e encerramento em Dezembro, com campeonato cultural entre os envolvidos no projeto.

O segundo Projeto “Carrinho da Leitura” teve como patrocínio o Supermercado Miliorini que realizou a doação de um carrinho de mercado para transporte dos livrinhos de histórias infantis entre uma sala e outra. Este projeto tem como objetivo promover o incentivo e o prazer da leitura envolvendo todas as salas em um mesmo acervo literário, proporcionando assim aos alunos da primeira infância contato com diversos tipos de livros, despertando futuramente o prazer pela leitura. Toda a equipe escolar está envolvida no projeto, levando o acervo diversificado para todas as faixas etárias, promovendo a troca e compartilhamento da mesma bibliografia entre todas as salas, momentos este onde os educadores realizarão leituras semanais dos livros do carrinho.

Tendo em vista a grande importância dos hábitos de leitura, estimulando assim o hábito da leitura em nossas crianças. Como dizia Monteiro Lobato: Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar. Através da leitura podemos modificar o mundo, pois crianças leitoras, se tornarão adultos participativos, críticos e reflexivos para a transformação de um mundo melhor.

Cleide Vilarinho Takaasi ( coordenadora pedagógica)