Educação Integral: Escola mais Humana

Tarumã, 28 de setembro de 2015

A Educação Integral de Ensino Fundamental do Município de Tarumã é atendida em duas escolas: na EM “José Rodrigues dos Santos” e na EM “Maria Antonia Benelli”. A educação integral no município é conceito de educação que procura agir no desenvolvimento íntegro do ser humano. Nessa perspectiva, evidenciar os direitos humanos como base para democracia e construção de uma cultura de paz e de respeito à diversidade é a prioridade. A educação integral propõe trabalhar com o ser humano de forma mais ampla. Nessa perspectiva, o conceito de educação integral dá importância também ao olhar, às artes, a ética, à música, significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, os valores, a saúde, o corpo. O ponto principal que o envolve tem a ver com a transversalidade dos conteúdos trabalhados de forma mais conectada com a realidade do aluno.

A perspectiva de formar integralmente os alunos orienta para uma educação que promova à autonomia intelectual e moral. Segundo Paulo Freire, a pessoa autônoma é aquela capaz de tomar decisões, de tomar o próprio destino em suas mãos, evidencia que educar é ler o mundo, para transformá-lo. Freire, ainda afirma que a educação é humanizar, é tornar o ser humano mais humano.

Para tanto, o diferencial da Educação Integral no município é a Matriz Curricular que envolve atividades complementares no período inverso das aulas regulares em forma de oficinas: Genius (Robótica educacional LEGO), Ludomatemática (Jogos MIND LAB), Jogos de Dama e Xadrez, Recreação, Arte, Dança/ Capoeira, Música, Linguagem e Informática Educacional. O objetivo das oficinas é atender o aluno nas suas complexidades, onde ele possa questionar, desafiar, pesquisar, identificar, classificar, debater, criar, conviver e descobrir o mundo a sua volta.

O desafio é trabalhar a ressignificação e a reflexão das ações pedagógicas. Elas têm que dialogar com os alunos, com o que eles trazem para sala de aula e com o contexto de suas comunidades, rompendo com a prática de trabalhar com conteúdos isolados. Com as atividades de dança, por exemplo, é possível trabalhar os direitos humanos, a história, a cultura e o movimento. Para tanto, não faltam iniciativas para aumentar e propor atividades que ampliem a participação da comunidade na escola, como as datas comemorativas, projetos de sustentabilidade, oficinas para os pais ou responsáveis, apreciação das exposições de atividades realizadas pelos alunos e projetos de leitura.

Enfim, se a criança vive num ambiente de respeito, fraternidade, solidariedade, amizade e principalmente acolhimento e aceitação, ela aprende a encontrar amor no mundo.

Colaborou: Rosana Leonel Ferreira Pereira