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EM Gilberto Lex conta com representante no Projeto “Câmara Mirim”

Tarumã, 23 de novembro de 2016

O Projeto Câmara Mirim foi criado no ano de 2009, que tem como objetivo possibilitar as nossas crianças, adolescentes e jovens do município a vivência através da cidadania e da democracia participando de uma jornada parlamentar, com diplomação e exercício do mandato por um determinado período. Esse projeto acontece todos os anos com parceria das escolas Municipais e Estaduais com os alunos de faixa etária de 10 a 15 anos do ensino Fundamental e Médio do Município. 

Nas escolas o projeto acontece em etapas sendo a primeira fase um levamento dos alunos que possuem o interesse de participar do projeto, logo após os pais dos alunos participam de uma reunião para conhecer a funcionalidade do projeto e autorizar a participação dos seus filhos, bem como escolher uma chapa com número de candidato para a participação da campanha que é feita na escola pelos próprios alunos. Na segunda fase que é a campanha o aluno apresenta ideias e propostas de trabalho a desenvolver na qual poderá atuar em favor para melhorar a rotina de sua escola. Este ano os alunos fizeram cartazes com exposição na escola, visita nas salas de aula para se apresentarem como candidatos. Na terceira fase é realizada uma eleição com representantes da Justiça Eleitoral e com a urna eletrônica, acompanhando o processo de votação de todos os alunos que assinam uma lista de presença e recebem um comprovante de votação, como ocorre nas eleições normais. 

Os alunos eleitos participam de Sessão Plenária seguindo um calendário proposto pela Câmara, onde são apresentadas indicações feitas pelos próprios vereadores mirim, que são encaminhadas ao prefeito para serem analisadas e possivelmente atendidas. 

Este ano foram eleitos 4 alunos da EM. “Gilberto Lex” que participaram das sessões sendo que dois participaram da mesa como Presidente e Vice-presidente e os demais como vereadores. Esse projeto favoreceu a participação democrática dos alunos em desempenhar um papel de cidadania, favorecendo o desenvolvimento de um cidadão crítico na sociedade.