Logo da Cidade de Tarumã

EM “Maria Antônia Benelli” realiza exposição de artes

Tarumã, 26 de novembro de 2015

A Escola Municipal “Maria Antonia Benelli” realizou no dia 16 de setembro a 1ª Exposição Artística “A beleza, o feio e o gosto” com os alunos do 3° Ano A. 

Este trabalho de artes visuais foi desenvolvido através do Projeto “Alfabetização do olhar”, que visa criar competências leitoras a produção de imagens, possibilitando o empoderamento das obras de Romero Britto, Tarsila do Amaral e Leonardo da Vinci. 

Por meio desse contato, o aluno desenvolve a sensibilidade de aprender a apreciar, sentir e tomar conhecimento das diferentes expressões artísticas, ampliando a sua forma de olhar cada obra de arte, transcendendo elaborações, perspectivas e reflexivas com o seu cotidiano. As obras de Romero Britto trazem uma incrível habilidade no equilíbrio das cores vibrantes que valoriza o pensamento criativo. E é através dessas cores vibrantes que os alunos ampliaram suas criações artísticas com fotos, montagens, colagens, pintura, releitura e outros, na obra “Monalisa” de Leonardo da Vinci e “Abaporu” de Tarsila do Amaral. 

Com o fazer artístico os alunos transcenderam as cores existentes na obra de Romero Britto com o que existe na escola, bairro e município. Fez-se homenagem aos funcionários da escola, alunos, árvore tarumã, rodeio e outros.. Quanto à obra “Abaporu” de Tarsila do Amaral teve-se um olhar criterioso com a imagem e o seu significado. Também foram homenageados os trabalhadores rurais com foto colagem/pintura reconhecendo o dia a dia de cada um, num sol escaldante. 

Quanto à obra de Leonardo da Vinci “Monalisa” os alunos ampliaram com criticidade a imagem e pintura. Novamente usando as cores vibrantes na foto montagem/colagem e pintura da Monalisa, os apreciadores da exposição ao olhar a foto montagem criaram-se um enigma. 

Portanto, o contato dos alunos com obras de arte, resulta em um enriquecimento cultural e significativo, ressalta a professora Alva Valéria Moro Labs.