Logo da Cidade de Tarumã

Equipe do Centro de Reabilitação tira dúvidas sobre: Acidente Vascular Cerebral - AVC

Tarumã, 25 de fevereiro de 2015

Abrindo a série de temas que ao longo do ano será abordado pela equipe de profissionais do Centro de Reabilitação “Alberto Benelli” que visa ao longo de 2015 cumprir meta de levar a comunidade informações sobre causas de doenças a fim de auxilia-los para uma vida mais saudável, o tema escolhido foi Acidente Vascular Cerebral – AVC.

Sobre o AVC

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC pode ser diferenciado pelo tipo: AVC ISQUEMICO quando há o entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro e AVC HEMORRAGICO quando ocorre o rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.

SINTOMAS

São sintomas de possível Acidente Vascular Cerebral – AVC:

  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo.
  • Alteração súbita da sensibilidade ou sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo.
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos.
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem.
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente.
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

CONDUTA FISIOTERAPEUTICA:

A fisioterapia deve começar logo após o AVC, em casa ou no hospital. Se a pessoa não conseguir mover-se, em primeiro lugar, o terapeuta confirma se a pessoa está corretamente posicionada na sua cama e muda a posição regularmente para impedir que os músculos e as articulações fiquem rígidas.

Se a pessoa que sofreu o AVC tiver  dificuldades de movimento e/ou equilíbrio, o fisioterapeuta irá trabalhar a pessoa de forma que a recupere o maior equilíbrio e movimentos possíveis. Quando estiverem preparados, poderão passar a conseguir ficar em pé com a ajuda de algum equipamento ou de alguém para se movimentarem com segurança.

O tratamento para membros fracos ou paralisados começa com pequenos movimentos guiados e praticando tarefas simples. À medida que a pessoa começa a melhorar e a ter mais força, serão ensinados movimentos mais largos e exercícios mais complicados que irão encorajar ambos os lados do corpo a trabalha em conjunto. Isto vai ajudar as pessoas a pararem de esforçar o lado do corpo que não foi afetado pelo AVC.

 

ABORDAGEM DA NUTRICIONISTA

Alimentação saudável é essencial para a saúde do coração e da corrente sanguínea.

A orientação é para que a pessoa COMA FRUTAS E VEGETAIS dando prioridade a ingerir frutas frescas, vegetais e frutas secas ao seu gosto. Recomenda-se comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. Uma porção é aproximadamente 80 gramas – por exemplo: uma maça, uma laranja, ou um copo de suco de uva, uma cenoura grande, um punhado de uvas, uma manga ou três colheres de sopa de ervilhas.

Orienta-se também a não comer muita carne vermelha dando preferência a peixes, aves (sem pele) já que a maioria das carnes vermelhas possuem muita gordura saturada, o que contribui para o engrossamento das paredes das artérias.

Reduzir o sal também é recomendado. O sal eleva a pressão sanguínea.

 Alimentos ricos em fibras podem ajudar no controle dos níveis de gordura no sangue. Dê preferência a cereais integrais, aveia, arroz integral, massa e pão de farinha integral.

Estar acima do peso é um fator de risco para pressão arterial alta, doença coronária e diabetes. Uma dieta saudável e exercícios regulares ajudarão a controlar o seu peso.

ABORDAGEM FONOAUDIOLOGICA

Podem ocorrer no AVC, dependendo do local afetado, alterações na motricidade da fala e na compreensão verbal, áreas estas ligadas a comunicação e de responsabilidade de um fonoaudiólogo.

Outra função que pode ser afetada é a deglutição (disfagia), neste caso, o paciente irá necessitar de uma via alternativa para a deglutição, sendo necessária a avaliação de um fonoaudiólogo para verificar a real segurança do paciente, prevenindo assim a pneumonia por aspiração de alimento e complicações no quadro clinico do paciente.

É necessária e importante a avaliação de uma equipe multiprofissional, para que o paciente lesado por um AVC acidente vascular cerebral receba um atendimento adequado.

O Centro de Reabilitação “Alberto Benelli” conta com uma equipe de profissionais nas áreas de fisioterapia, hidroterapia, fonoaudióloga e nutricionista que está a disposição da população Tarumaense.

O Centro de Reabilitação esta localizado na Avenida Flamboyants, 407 – Vila das Árvores e atende pelo telefone 3373 4512.

Assessoria de Comunicação PMT.