Escolas municipais conquistam medalhas na XVIII Olimpíada de Astronomia

Tarumã, 26 de novembro de 2015

Em maio deste ano, as escolas da rede municipal de ensino de Tarumã participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA. Destas, duas escolas conquistaram medalhas para o município, a Escola Municipal “Gilberto Lex” e a Escola Municipal “Maria Antonia Benelli”. As unidades somaram 18 medalhas conquistadas.

A Escola Municipal “Gilberto Lex”, localizada na Vila dos Lagos, conquistou 17 medalhas, sendo seis de ouro, sete de prata e quatro de bronze, segundo a Diretora Valéria de Souza Pereira Sotana: “A OBA promove o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências, sendo que nesse ano houve a participação dos alunos dos 2º aos 5º anos. Os professores realizaram as atividades sugeridas nas Olimpíadas como: pesquisas, construções de maquetes, foguetes, relógio do sol, entre outros. Com esse trabalho obtiveram bons resultados de uma forma lúdica e cooperativa, despertando assim curiosidades referente ao conteúdo abordado, que veio somar a busca de conhecimentos significativos por parte dos alunos.” Já Escola Municipal “Maria Antonia Benelli”, localizada na Vila Brasil, garantiu uma medalha de prata. De acordo com o professor Everton Carlos Pestana “Acredito que com a proposta da OBA é possível desmistificar alguns conhecimentos pré-estabelecidos em relação à astronomia e ao mesmo tempo difundir e ampliar esses saberes. É por meio de propostas como esta que despertamos o gosto e o interesse dos alunos e quem sabe eles, futuramente, se tornem cientistas e astronautas”.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Neste ano, participaram da competição 838.156 estudantes de mais de nove mil escolas do país. Participam da olimpíada alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

Colaborou: Adriana Dias Souza Silva - SEMEC