Escolas Municipais desenvolvem Projeto Oficina de Música

Tarumã, 16 de setembro de 2014

Desenvolvidas nas escolas duas integrais da rede municipal, “José Rodrigues dos Santos” e “Maria Antonia Benelli”, as aulas do projeto Oficina de Música fazem parte da grade do período inverso ao das aulas regulares dos alunos. Além desta oficina, as duas unidades escolares oferecem aulas de capoeira, música, natação, espanhol, arte, recreação, linguagem e dança, entre outras. Todas essas atividades buscam desenvolver a múltiplas inteligências, visando à formação social, cognitiva e emocional do educando na intenção de se ter no futuro um cidadão crítico e atuante, capaz de atuar em sua realidade a fim de modificá-la para o bem comum.

A Escola Municipal “Maria Antônia Benelli”, sob a responsabilidade do Professor e Músico Ronaldo Juventino dos Santos Júnior, desenvolveu o Projeto de Oficina de Música, conteúdo obrigatório na Educação Básica, realizado de forma lúdica e especial. Com a intenção de auxiliar no processo ensino e aprendizagem, o professor Ronaldo instiga seus alunos a sentirem prazer por meio da poesia contida em músicas populares brasileiras, as quais os mesmos ainda não conhecem.

É por meio das letras e da melodia que o professor busca melhorar a dicção, o vocabulário, a percepção auditiva, a coordenação motora em dinâmicas constantes, além de uma preocupação em especial com a socialização e a apresentação individual, dentro do coletivo. Ressalte-se ainda que a educação de alunos especiais da unidade também se faz privilegiada no Projeto de Música.

A oficina realizada com a riqueza de materiais e instrumentos é possível por conta da contribuição e investimento dos pais da APM (Associação de Pais e Mestres) em parceria a Prefeitura Municipal de Tarumã.

Ressaltando que a equipe da Escola “Maria Antônia Benelli” sempre se preocupa com um aprendizado efetivo e prazeroso. O que se percebe nos resultados apresentados.

Nosso muito obrigado ao Professor Ronaldo, à equipe MAB, à APM e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Colaborou: Elisangela Domingues e Edilene Vieira da Silva