Logo da Cidade de Tarumã

Fique por dentro: O que são Medidas Alternativas?

Tarumã, 20 de novembro de 2014

A PSC- Prestação de Serviço à Comunidade é um beneficio concedido pelo sistema de justiça, que ao invés de cumprir sua pena em prisão, o beneficiário trabalhará gratuitamente para a comunidade, sem ser prejudicado em sua carga horário de trabalho, por período determinado pelo Juiz.

Após a audiência com o Juiz, o beneficiário é encaminhado a CPMA - Central de Penas e Medidas Alternativas que é o órgão responsável pelo acompanhamento e fiscalização de sua pena.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é a instituição receptora, que não tem vinculo empregatício, cadastrada para acolher os Prestadores e encaminhá-los para a prestação dos serviços à comunidade.

No momento do acolhimento, é realizada a entrevista e as orientações necessárias para a função que lhe foi designada. Atualmente é no Projeto Olaria Comunitária que as atividades são desempenhadas.

A Assistente Social Miriam F. de Souza e os monitores do Projeto Olaria: Mario e Sr. Vitor, realizam o monitoramento sistemático das atividades, acompanhando o cumprimento da PSC, através do controle de horas descritos nas fichas de freqüência e também da realização das oficinas para fortalecimento dos vínculos e orientações para que não haja reincidência.

“Somos humanos, sujeitos as mesmas falhas e erros, ninguém está imune. Procuro sempre reforçar a importância dos serviços que eles prestam a toda população, somos beneficiados através deles, e poucos sabem disso, talvez seja o motivo porque utilizam tanto do pré julgamento. O importante é que cada um pode virar a página e construir uma nova história, cabe a nós oportunizar esse novo recomeço”, declara a Assistente Social Miriam.

Assessoria de Comunicação PMT.