Logo da Cidade de Tarumã

Gripe A: Você está se prevenindo?

Tarumã, 27 de maio de 2015

A gripe é causada por um vírus RNA que infecta o tracto respiratório e é transmitido por contato direto ou por gotículas de saliva. O vírus da influenza replica-se no tracto respiratório e danifica as células do hospedeiro.

O vírus da gripe ou influenza pode ser dividido em três tipos: tipo A, B e C. O tipo C é o mais ligeiro dos três e raramente leva a consequências graves. Os tipos A e B são mais graves, sendo o tipo A o mais severo. As novas estirpes destes vírus evoluem após alguns anos e podem disseminar-se rapidamente a nível global. As formas mais virulentas do vírus nos últimos anos são a gripe suína e a gripe das aves, ambas causadas pelo tipo A.

Mais conhecida como gripe suína, a Influenza A se propagou na primavera de 2009 e é uma gripe sem precedentes, provocada por um novo tipo de vírus.

As principais características da influenza A (H1N1) são descritas a seguir e os sintomas iniciais são semelhantes aos da influenza sazonal: Febre repentina e tosse, dor de garganta, astenia (fraqueza), etc. Inclusive podem aparecer sintomas como, coriza e constipação nasal, cefaleia, etc.

Entretanto, uma parte dos pacientes sofre de também de náuseas, diarreia e outras manifestações gastrointestinais.  Esses são os sintomas que diferem da influenza sazonal.

A maioria das pessoas recupera-se em alguns dias, apresentando somente sintomas leves, porém, como essa doença pode se agravar em algumas pessoas, tome as precauções necessárias. A doença pode se agravar em pessoas que sofrem de diabetes, asma e outras doenças crônicas, inclusive em gestantes, crianças  pequenas e pessoas idosas.

Meios de contágio

Para prevenir a doença, deverá compreender como a influenza é transmitida de pessoa a pessoa e existem dois principais meios de contágio da influenza:

(1) Infecção por gotículas

Contágio através de inalação de gotículas expelidas durante os espirros e tosses de pessoas infectadas. As pessoas num raio de cerca de 2m do espirro e/ou tosse tem alta probabilidade de se contagiar.

(2) Infecção por contato direto

Contágio através de contato direto das mãos ou através de maçanetas, corrimões e outras superfícies impregnadas de secreções contaminadas com vírus.

Porém, o contágio não acontece apenas pela impregnação do vírus nas mãos. O contágio se dá no momento que toque a boca, nariz e olhos com as mãos impregnadas de vírus. Por isso, lave as mãos frequentemente e assim reduzirá o risco de contágio através de contato direto.

Formas de prevenção

Ao tossir ou espirrar sem o uso de máscaras, poderá contaminar outras pessoas a sua volta, pela inalação das secreções. Por isso, na época ou região de epidemia, evite aglomerações de pessoas.

Nos supermercados, ônibus ou outros lugares públicos, como não se sabe onde os vírus podem estar impregnados, é importante que lave as mãos sempre que regressar à casa. Diligentemente, lave as mãos antes de preparar as refeições ou antes de qualquer serviço.

Quando for lavar as mãos, use sabão e lave inclusive o espaço entre os dedos e os pulsos, durante no mínimo uns 15 segundos. Depois, enxague as mãos com uma toalha limpa.

 

Para maiores informações: 3373-4512.

Assessoria de Comunicação | PMT.