Logo da Cidade de Tarumã

Mutirão de Prevenção do Câncer de Colo de Útero será dia 02 de agosto

Tarumã, 21 de julho de 2014

No dia 02 de agosto a Secretaria Municipal da Saúde irá promover mais uma Campanha de Prevenção do Câncer do Colo de Útero que acontecerá das 8h às 17h nas USFs Vila Dourados (Av. Paraná, 449), Vila do Lago (Av. Tarumã, 1011), Vila dos Pássaros (Rua Rouxinol, 11) e na USF Centro (Rua das Acácias, 234).

Câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, principalmente, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.

Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.

Embora sua incidência esteja diminuindo, o câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres e levam a óbito no Brasil. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Por este motivo a realização do exame de papanicolau é tão importante. A avaliação ginecológica, e o exame citopatológico de Papanicolaou realizados regular e periodicamente são recursos essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero.

 Felizmente, as estatísticas estão mostrando que 44% dos casos diagnosticados no País estão restritas ao colo e não desenvolveu características de malignidade. Nessa fase, a doença pode ser curada na quase totalidade dos casos.

Muitas vezes, quase sempre por vergonha, preconceito ou medo de realizarem os exames ginecológicos de rotina, as mulheres colocam a saúde e a vida em risco; por isso, as mulheres do município deverão procurar uma USF mais próximo de sua residência no dia 02, para realizar o exame.

Assessoria de Comunicação PMT.