Participe do Projeto Olaria Comunitária

Tarumã, 17 de abril de 2014

O Projeto Olaria Comunitária é desenvolvido desde 2008 no município de Tarumã e está se tornando referência para outros municípios e foi apresentado como case de sucesso em evento internacional, indicado pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo.

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Sérvio de Habitação de Interesse Social, o Projeto Olaria Comunitária prioriza atender as famílias que não possuem calçadas pavimentadas em suas residências ou que possuem e estão em condições precárias.

A Olaria produz um tijolo ecológico, denominado paver, confeccionado à partir do aproveitamento de entulho da construção civil, que é recolhido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, por meio do Projeto de Caçambas, garantindo a destinação adequada dos entulhos de construção e evitando problemas ambientais; além disso, o paver apresenta mais um fator de proteção ambiental que é a aplicação na calçada por meio de encaixe, deixando pequenos espaços que permitem a penetração da água da chuva no solo.

Além da preocupação com o Meio Ambiente, o Projeto Olaria Comunitária tem em sua essência o trabalho social, pois são priorizadas as famílias de baixa renda, e visa a normalização das calçadas irregulares, prevenindo acidentes, envolvendo pessoas idosas e com deficiência.

A Prefeitura disponibiliza gratuitamente os equipamentos, o material, a orientação e o acompanhamento para a confecção dos tijolos. O beneficiário terá somente que disponibilizar o tempo para participar das atividades na confecção de sua própria calçada.

Em 2013 foi realizado um diagnóstico no município, pelos PSFs identificando 251 domicílios que possuem calçadas irregulares. Os moradores desses domicílios estão recebendo visitas domiciliares, realizadas pela assistente social responsável pela coordenação do Projeto, Miriam Fátima de Souza, convidando para participar da Olaria e resolver definitivamente a irregularidade da calçada. “Esta ação é muito importante, pois influencia diretamente na qualidade de vida de toda a população”, declara Miriam.

Os interessados em participar do Projeto devem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Rua dos Cravos, 320.

Assessoria de Comunicação PMT.