Prefeitura Municipal de Tarumã implanta sistema de capacitação e tratamento de esgoto

Tarumã, 17 de dezembro de 2014

A Prefeitura Municipal de Tarumã, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente implantou o sistema de capacitação e tratamento de esgoto na guarita da portaria da Entrada do Paço Municipal “Waldemar Schwarz” (Paço das Águas), esse sistema é conhecido como Fossa Séptica Biodigestora, de autoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA/Instrumentação de São Carlos/SP, para atender as famílias que moram na área rural do País. Em 2003, a experiência ganhou mais divulgação e reconhecimento ao conquistar o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Esse sistema foi adotado pela Prefeitura, porque no local que foi instalada a guarita, não passa a tubulação de captação de esgoto da SABESP, e essa solução e a mais adequada para tratar o esgoto gerado pelos guardas que irão trabalhar nesse local.

A Fossa Séptica Biodigestora é um sistema inovador de esgoto sanitário composto por três caixas coletoras com 500 ou 1.000 litros cada uma. Ficam enterradas no solo, funcionam conectadas exclusivamente ao vaso sanitário e são interligadas entre si por tubos e conexões de PVC, garantem o saneamento básico e permite o tratamento das fezes e da urina depositadas no vaso sanitário.

Assessoria de Comunicação PMT