Logo da Cidade de Tarumã

PSF Centro Realiza o 1º Chá da Tarde com Diabéticos

Tarumã, 11 de julho de 2016

No dia 01/07/2016 a equipe do PSF Centro realizou o 1º Chá da tarde com os Diabéticos, Foi realizado uma roda de conversa, para sabermos como que era a rotina do dia a dia. Os pacientes foram alertados dos sintomas da doença tais como: sede excessiva, cansaço físico, emagrecimento e formigamento nas mãos e pés, e excesso de urina. Falamos sobre os fatores de risco que poderão desenvolver a Diabetes como por exemplo: antecedentes familiares, idade acima de 45 anos, sedentarismo, dieta inadequada, obesidade, hipertensão arterial(pressão alta).

As complicações são: infarto, hipertensão arterial, derrame cerebral, pé diabéticos, lesões nos rins com insuficiência renal.

Orientamos sobre a importância do uso dos medicamos conforme a prescrição médica respeitando os horários dos mesmos, exercícios físicos, alimentações fracionadas para diabéticos de 3/3 horas, realização da hiperdia mensalmente, destro, cuidados com os pés ao cortar as unhas para não ferir, evitar andar descalço, não usar sapatos apertados, e secar bem os vãos dos dedos. uma das piores complicações seria a úlcera,(feridas) se não tratada pode ocorrer perdas de membros.