Saiba mais sobre o Abrigo Público

Tarumã, 20 de maio de 2016

O Abrigo Público Institucional é um serviço que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de ambos os sexos, inclusive com deficiência, que se encontram afastadas do convívio familiar, sob medida de proteção.

Atualmente encontram-se acolhidos 2 crianças e 5 adolescentes, com faixa etária de 03 a 16 anos. Os acolhimentos ocorrem mediante decisão judicial ou em caso de urgência pelo Conselho Tutelar que tem um prazo de 24h para informar o Juíz da Vara da Infância e Juventude. O desacolhimento é realizado somente após ordem Judicial.

O objetivo do serviço de acolhimento é garantir proteção e cuidado das crianças e adolescente, em tempo integral, mantendo-os ou inserido-os em convivência comunitária, preservando ou resgatando vínculos afetivos e promovendo o desenvolvimento. Os adolescentes participam de projetos e cursos ofertados pela rede.

O acompanhamento das famílias é realizadopelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social- e encaminhada para serviços da rede municipal que for necessário, para promoção da reintegração familiar. Caso não seja possível o retorno da criança à sua família de origem, ela é encaminhada para família substituta.

A equipe da instituição é composta por: 01 Assistente Social/Coordenadora, 01 Coordenadora de Programas, 08 Educadores Sociais e 02 Ajudantes de Serviços, os educadores sociais e ajudantes de serviços trabalham em turno de 12/36.
O Abrigo Público de Tarumã se localiza no Centro da cidade, para facilitar o acesso às atividades rotineiras das crianças: escola, projetos, igrejas.

O abrigo é mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.

Colaborou: Elaine da Silva Nascimento.