São escolhidos os textos da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Tarumã, 22 de setembro de 2016

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.

O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro encerrou a Etapa Escolar no dia 20 de agosto. Foram mais de 50 mil textos recebidos de escolas de todo o Brasil. As Comissões Julgadoras Municipais (CJM’s) foram organizadas pelas secretarias municipais de educação.

Esta etapa é um dos momentos mais importantes da Olimpíada, pois os textos avaliados e escolhidos - venham de alunos da rede municipal, estadual ou federal - representarão uma cidade inteira.

A Comissão Julgadora Municipal foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e foi composta por Adriana Dias Souza Silva, representante da SEMEC, Maísa Kamegawa Borazio e Patrícia Regina de Morais Bertolucci Cardoso, representantes da Diretoria de Ensino de Assis e pelas professoras Adriana Cristina Salatini Toni e Fernanda Regina Paitl Aquino Pereira, representantes do município de Tarumã, uma vez que nenhum membro da comissão poderia ter vínculo com os candidatos. Após análise dos textos enviados pelas escolas Maria Antonia Benelli, Vila do Lago, Maria Magdalena de Oliveira - Dona Cota e David Luz, a comissão selecionou os melhores textos para participarem da etapa estadual da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Poema

Título: Lar Doce lar

Escola: MARIA MAGDALENA DE OLIVEIRA DONA COTA

Professor(a): Vasty da Silva Alexandre

Aluno(a): Vitor de Souza Gonçalves

Memórias literárias

Título: A nova cidade

Escola: MARIA MAGDALENA DE OLIVEIRA DONA COTA

Professor(a): Vasty da Silva Alexandre

Aluno(a): Geovana Alves Garcia

Crônica

Título: Lembranças que Brilham

Escola: VILA DO LAGO

Professor(a): ANGELA MODESTO GUEDES FERREIRA

Aluno(a): Maria Eduarda de Almeida

Adriana Dias Souza Silva, a organizadora da Olimpíada no município,  afirmou “Ficamos muito felizes com textos inscritos, o nível das produções apresentadas fez com que fosse difícil escolher aquele que melhor representaria Tarumã na fase estadual, isso dificultou a seleção, o que de certa forma nos deixa contentes, pois nos mostra que estamos no caminho certo na busca pelo ensino público de qualidade, aproveito a oportunidade para parabenizar as escolas participantes, os professores envolvidos e todos os alunos, é sempre importante aproveitar as oportunidades quando elas visam a melhoria do ensino”.

Já os organizadores da Olimpíada afirmam que para além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola.