Logo da Cidade de Tarumã

Segunda dose da vacina contra o HPV está disponível para meninas em Tarumã

Tarumã, 28 de setembro de 2015

Meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humana (HPV) devem retornar a sala de vacina na Unidade Básica de Saúde para tomar a segunda dose. O HPV é um dos causadores do câncer de colo de útero. Segundo o Ministério da Saúde imunização está disponível em todos os postos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) que ainda recomenda aos estados e municípios que façam parcerias com escolas públicas e privadas para realizar campanhas de vacinação no ambiente escolar.

A imunização gratuita contra o HPV é feita em três doses. Após a primeira, a menina recebe a segunda dose seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil terá em média 15 mil casos de câncer do colo do útero por ano e 5 mil podem vir a óbito por diagnóstico tardio.

 Forma de contágio

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal. 

Mais informações pelo telefone 3329 2449  ou 3329 2145