Tarumã é homenageada na XVII Main Fest em São Paulo

Tarumã, 17 de maio de 2016

A XVII MaiFest celebra no Brasil a chegada da primavera alemã. O evento tem estrutura para mostrar mais de 80 cidades de imigração alemã no Brasil, incluindo gastronomia, literatura, artesanato, música erudita, música popular, cinema, circo e uma sala de todas as cidades percorridas, de 80 a 100 municípios e é realizada pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, presidida por Pietro Iaconelli e curadoria sob responsabilidade de Luiz Delfino Cardia.

O Municipio de tarumã realizou apresentação cultural das oficinas Viola e Sanfona, que são realizados no CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura) supervisionado pela Assessora de Cultura Geni e pela Secretaria de Educação e Cultura, as autoridades municipais estiveram presente no evento prestigiando as apresentações, Prefeito Jairo da Costa e Silva, Vice Prefeita Itanei Guedes, Luciene Garcia Ferreia e Silva Secretária de Educação e Cultura os vereadores Wander Camargo e Anizio Leme.
Os professores José Luis Félix e Flávia Renata da Silva Varolo também falaram sobre o livro, as experiências da realidade e da riqueza cultural da microrregião – Cruzália/Maracaí/Tarumã.

O MaiFest possui 80 apoios institucionais, duas cidades internacional, mais 40 cidades irmãs. As cidades internacionais que cooperam com a AMEB no dia a dia são Freudenstadt na Floresta Negra no Estado de Baden e Wurttemberg, apoio da Fundação Rosa Branca de Munique Estado da Baviera com Letras Alemão USP, Orquestra Stadtkapelle da cidade de Freudenstadt Tourism, Consulado Geral da República Federal da Alemanha, além do apoio do Eca USP 50 anos. O MaiFest é um evento de um bairro que se comunica com a cidade de São Paulo, seu Estado e o Brasil. A cultura da cidade de Pomerode está arraigada no MaiFest, pois este município tem fortes laços culturais, e é o mais alemão do país, juntamente com o Estado do Rio Grande do Sul. Valorizando todos os historiadores locais e a cultura local de cada município. Não como uma visão da capital, e sim das peculiaridades de cada município, trazendo o seu melhor da cultura local, tendo liberdade de se apresentar de acordo com a sua cultura impregnada no cotidiano e na vida de seus moradores. A grandeza das apresentações dos três municípios foi muito importante para o sucesso deste evento.

O evento contou com a participação de 24 entidades sociais que ganham seu espaço no evento para comercializar seus artesanatos típicos. Passaram pelas ruas do bairro do Brooklin, no MaiFest cerca de 100 mil pessoas por dia.