Logo da Cidade de Tarumã

Tarumã faz parte da agenda estadual do Programa “Pontos Mis”

Tarumã, 16 de abril de 2015

Cinema, oficinas e formação: o Programa Pontos MIS reúne uma série de filmes e oficinas em um circuito de mais de 130 cidades do Estado de São Paulo promovendo a difusão do cinema, incentivando a formação de público e contribuindo com o acesso ao cinema. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Prefeitura de Tarumã desde 2012.

Algumas das oficinas desenvolvidas no município foram: “Introdução a História do Cinema”, Oficina de Edição, “Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica”, “Introdução à Fotografia Digital”, “A Magia dos Efeitos Especiais”, “O Cinema dos Meus Sonhos”, todas as oficinas são abertas à comunidade. Para a gestora do CIEC, Geni Rosana Laurenti Vieira, “este Projeto tem dado uma grande contribuição aos jovens e adolescentes participantes dos cursos. Muitas vezes temos o objeto em mãos (máquina fotográfica simples ou digital, aparelho celular, filmadora, etc...) e não sabemos todos os recursos que eles podem nos oferecer. A oficina traz o conhecimento para poder manusear e usufruir na sua totalidade”.

Segundo assessoria do programa, o MIS entra com a programação e o material de divulgação, a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, é enviado um programa de filmes diferentes para serem exibidos, na maior parte das vezes compostos por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. “Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local”.

Para maiores informações: 3329-1110

Assessoria de Comunicação | PMT.