Logo da Cidade de Tarumã

Tarumã participa do XVII Congresso de Educação Inclusiva em Jacareí

Tarumã, 24 de março de 2015

Com o tema “Inclusão e Diversidade: Múltiplos Olhares”, o  XVII Congresso de Educação Inclusiva (AEE) - Atendimento Educacional Especializado aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de março, no Centro de Formação Educamais em Jacareí-SP, dirigido a professores, pedagogos, diretores, profissionais da área e interessados em geral.

A cidade de Tarumã foi representada no evento pela Supervisora de Ensino Cássia Helena Facina Hartmann, a Psicopedagoga Clínica do NEMT- Regina Célia Manfio Marroni Dias, a Psicóloga Dayane Paula Soares, as Psicopedagogas Institucionais Dalva Nunes Vieira da Silva, Luciana Alves Martins Honório e Sandra Carla Torreti, além da Professora da Sala de Recursos da E.M. José Ozório de Oliveira, Renata Labate S. Fornazari.

Os temas abordados no Congresso foram:

- “Educação e Inclusão Social: o professor como agente de transformação”, Profª Humberto Alexandre;

- “Como receber o aluno com deficiência na sala de aula?” com a pedagoga Eunice Nascimento;

- “Características dos educandos especiais e bases para elaboração de Projetos Pedagógicos Inclusivos”, Professor, Psicólogo e Psicanalista Emilio Figueira;

- “Danças circulares”, Profº, Drº e Psicólogo Eduardo Kopp.

Durante os três dias, foram apresentados vários relatos de experiências de entidades, escolas e profissionais dos municípios e regiões presentes. Os representantes de nossa cidade expuseram o Projeto NEMT (Núcleo Educacional Multidisciplinar de Tarumã), e puderam explanar sobre os atendimentos, intervenções clínicas e pedagógicas no atendimento de crianças, a detecção precoce dos problemas, o diagnóstico e tratamento especializado para reabilitação de transtornos de aprendizagem, mental, comportamento e orientação familiar.

Outro ponto alto do evento foram os minicursos:

- “Deficiência Intelectual - Adequações curriculares e registros”;

- “O Processo de ensino e aprendizagem para a pessoa com TDAH”;

- “Recursos tecnológicos acessíveis: web PR@ a todos”;

- “Deficiência visual e o atendimento educacional especializado: construindo práticas pedagógicas”;

- “Aspectos significativos do atendimento educacional especializado, em atenção à pessoa com surdez”;

- “Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir - A aprendizagem na Síndrome de Down”.

Para os professores e especialistas que tiverem interesse, todo o material apresentado no evento está disponível com o Núcleo Educacional Multidisciplinar na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e nas escolas municipais com as psicopedagogas.

Colaborou Cássia Helena e Regina Célia.

Assessoria de Comunicação | PMT.

 Mais informações: 3373-4507

Assessoria de Comunicação PMT.