Tarumã visita o Instituto Martius-Staden em São Paulo

Tarumã, 17 de maio de 2016

XVII MaiFest, realizada no último final de semana nas ruas do bairro do Brooklin, em São Paulo, homenageou três cidades da região do médio Paranapanema, tendo em vista o imenso acervo cultural que possuem, sobre tradições culturais da Alemanha. Aqui se mantém raízes profundas de origem alemã, estabelecendo-se no início deste século a Colônia Riograndense, nos municípios de Maracaí e Cruzália. Mas que se disseminou também fortemente em Tarumã, exercendo uma influência grande em toda a região, seja na cultura seja no desenvolvimento econômico, extraindo da terra a sua principal riqueza: o agronegócio.

Este evento foi intitulado Zukunft, o que quer dizer “futuro”, arte e cooperação para uma cidade melhor. A ideia de homenagear as três cidades, Cruzália, Maracaí e Tarumã surgiu no trabalho de dissertação de mestrado da professora Flávia Renata da Silva Varolo, em que o professor José Luis Félix foi o seu grande colaborador no Livro intitulado “Trajetória educacional dos imigrantes alemães no interior do Estado de São Paulo: uma escola alemã na Colônia Riograndense no período de 1922 a 1938 (Maracaí/Cruzália – SP)”. A partir do reconhecimento oficial deste trabalho acadêmico, a Associação dos Empresários e Moradores do Brooklin visitou essas cidades homenageadas no evento multicultural. Esta digna homenagem foi feita em razão do vasto arquivo cultural encontrado no Vale Paranapanema. Luiz Delfino Cardia, curador cultural da MaiFest, agradeceu na agenda positiva aos prefeitos Hermann Henschel, Eduardo Corrêa Sotana e Jairo da Costa e Silva, pela participação efetiva juntamente com a diretora de Planejamento de Cruzália Rosana Tasso. Os agradecimentos do curador cultural do evento, Luiz Delfino Cardia se estendem à Câmara Municipal das três cidades e ao CIVAP, consórcio intermunicipal de 24 municípios do médio Paranapanema.

Martius-Staden, é o instituto mais importante de documentação alemã e é reconhecido como referência mundial. O Martius-Staden possui um acervo com 200 mil pessoas cadastradas, com vínculos de amizade e cooperação. Através da Associação que é a realizadora do evento MaiFest, o professor e diretor presidente do Instituto, Eckhard E. Kupfer conheceu um pouco da cultura alemã dos três municípios como referência de imigração alemã no Brasil, em visita ao Instituto, na sexta, 13. Este encontro que a princípio era um café da manhã para se conhecer a entidade, ganhou contornos de grande magnitude, pois o professor Kupfer assinou um Termo de Cooperação Técnica Cultural entre os três municípios com foco na questão acadêmica e de documentação juntamente com a UNESP, representada pelo professor José Luis Félix e a professora Flávia Renata da Silva Varolo, a Associação dos Moradores e Empresários do Brooklin e a anuência cidade de Pomerode - SC, que é a cidade mais alemã do Brasil. Este Termo de Cooperação consolida um trabalho que foi feito há quatro meses entre a Associação e os três municípios em uma relação bilateral. É importante ressaltar que todos os agentes públicos dessas três cidades tiveram ação exclusiva e muito dedicada.