Logo da Cidade de Tarumã

Violência contra a Mulher é tema de campanha do setor de Serviço Social da Secretaria da Saúde

Tarumã, 5 de dezembro de 2016

A Secretaria de Saúde de Tarumã realizou por meio do Setor de Serviço Social ações de enfrentamento a questões sociais nomês de agosto, foram realizadas campanha sobre Violência contra a Mulher, nas escolas estaduais: David Luz, Dona Cota e Vila do Lago com os alunos do ensino médio. Foram entregues materiais abordando sobre o assunto, esclarecendo os locais de referência e disque denúncia (anônimo), e ainda debates em sala.

No Mês de novembro o Serviço Social da Secretaria de Saúde realizou campanha sobre Planejamento Familiar em parceria com os PSF’s – Árvores, Dourados, Pássaros e Centro, Unidade Básica de Saúde – UBS e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. No dia 24/11 a assistente social esteve no Programa da Rádio Escuta passando orientações sobre o assunto, abordando sobre o processo de laqueadura e vasectomia, organização familiar desde orçamento, prevenção para evitar doenças sexualmente transmissíveis, o planejamento do casal para ter um filho e a preocupação de garantir as condições básicas necessárias para formação do indivíduo de forma saudável. Nos serviços da rede pública, as pessoas foram abordadas nas salas de espera de atendimento como forma de acolhimento e divulgação da informação sobre o tema. 

O objetivo da ação foi de esclarecer e divulgar não somente sobre o controle da natalidade por meio dos métodos contraceptivos, como também na utilização da camisinha para evitar doenças sexualmente transmissíveis e ainda abordar em como posso organizar a minha vida familiar, como planejá-la dentro do meu orçamento familiar. A falta de planejamento familiar pode gerar problemas sociais, uma gravidez mau planejada pode gerar situações como: adolescente que são mães precocemente onde o corpo ainda não se desenvolveu naturalmente, impossibilitando muitas vezes de concluir os estudos, a falta de maturidade do casal jovem em lidar com essa nova mudança com a vinda do bebê, onde muitas vezes os avôs que acabam assumindo tal responsabilidade; o intervalo entre uma gestação e outra devido a organização e restabelecimento do corpo da mulher; a gravidez indesejada pode resultar no aborto; no abandono da criança; na negligência em proporcionar os cuidados mínimos e básicos para um desenvolvimento saudável do bebê; e as doenças sexualmente transmissíveis podem resultar na má formação do feto. 

A orientação foi feita a grupos de gestantes, idosos e adolescentes nos locais na rede pública. A importância da participação da família na vida dos filhos, de esclarecer sobre o orçamento do lar, em como posso constituir família, como se organizar e se prevenir, pois a família é uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e de influenciar o comportamento destes no meio social. O papel da família no desenvolvimento do indivíduo, na sua formação é de extrema importância, as ações dos órgãos públicos, assim como as escolas complementarão essa base de formação, conclui a assistente social Juliana Pereira Lopes.