Você sabe o que é o CREAS?

Tarumã, 17 de abril de 2015

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é um órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e atende especificamente vítimas de violência física, psicológica e negligência; abandono; violência sexual; situação de rua; trabalho infantil; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto: Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); afastamento do convívio familiar, dentre outras situações com violação de direitos. São encaminhadas pelos órgãos e instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos: Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude. Além de atender denúncias realizadas pela população, pessoas que buscam espontaneamente o atendimento e pessoas encaminhadas pelos demais serviços ofertados no município.

Os serviços executados no CREAS são:
- Atendimento e acompanhamento psicossocial,
- Atendimentos individuais e coletivos,
- Visitas domiciliares,
- Busca ativa (em áreas de risco, abordagem social e de rua).
- Encaminhamentos para serviços intersetoriais,
- Trabalho integrado com a rede do Sistema de Garantia de Direitos,
- Trabalho integrado com a rede socioassistencial e secretarias municipais.

- Orientação jurídica em Parceria com a Defensoria Publica, com as advogadas Eliane Coimbra Milk e Geise Leyne Elísio Saqueto.

Compõe a equipe multiprofissional a psicóloga Larissa Deliberador Rodrigues, assistente social Selma Cardoso e a Coordenadora Daiane Ap. Galera, que desenvolvem o trabalho de orientação com as famílias a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, garantindo atendimento imediato e tomando as providências necessárias para a inclusão da família com direito violado e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas, de forma a restaurar o direito.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - atende aos cidadãos de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h50min e está localizado na Rua dos Cravos, nº 586, Vila das Nações, telefone: (18) 3373-4504

Colaborou Daiane Ap. Galera.

Assessoria de Comunicação | PMT.