Logo da Cidade de Tarumã

Fundo Social de Tarumã

O Fundo Social de Solidariedade está situado à Avenida dos Lírios, nº 230 no centro de Tarumã e atende aos munícipes de segunda a sexta feira das 8h às 16h50min. Com a missão de atender as necessidades do ser humano buscando a melhoria na qualidade de vida, o Fundo Social vêm desenvolvendo diversas atividades que serão descritas a seguir. 

Equipe do Fundo Social de Solidariedade

Fátima Baratela - Presidente

Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade

1. Pólo Regional da Escola de Beleza

Parceria: FUSSESP Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

     O Pólo Regional da Escola de Beleza foi inaugurado em agosto de 2013, projeto de profissionalização, realizado em parceria com o FUSSESP. Convênio previsto para ser executado em 18 (dezoito) meses e aditado para mais 6 (seis), o Pólo oferece cursos nas modalidades de Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Maquiagem.

     O Estado é responsável pelo repasse dos recursos para custeio de material de consumo e mão de obra dos instrutores.  O município se responsabiliza pelo gerenciamento do recurso, contratação de profissionais, aquisição de materiais, inscrição dos alunos e acompanhamento das turmas, bem como, seu desempenho e também prestação de contas do recurso recebido.

2. Escola de Moda

                A Escola de Moda foi inaugurada em agosto de 2012. Realizado através de uma parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo – FUSSESP têm capacitado os munícipes tarumaenses no ramo da confecção e da moda.

                 No curso os alunos confeccionam peças como camisas, calças, saias, vestidos entre outros e podem ter dicas como os diferentes tipos de texturas dos mais variados tecidos.

3. Padaria Artesanal

     Implantada em 2011 o projeto Padaria Artesanal funciona nas dependências da Associação Comunitária do Centro Rural de Tarumã – Centro Culinário Sidney Manzoni e agrega três Padarias Artesanais onde foram realizados cursos de Panificação, Salgados e Confeitaria. Os cursos têm oportunizado mais autonomia para as famílias através da geração de trabalho e renda.

4. Campanha do Agasalho

     A Campanha do Agasalho realiza a entrega de mantas e cobertores para todas as famílias beneficiárias dos Programas Sociais. Além destas o Fundo Social de Solidariedade entrega para idosos acamados, famílias onde há membros com algum tipo de deficiência e para pessoas cadastradas na Associação do Câncer de Tarumã. Em torno de 600 famílias beneficiadas com manta ou cobertor todos os anos.

     Alem dos cobertores, o Fundo Social de Solidariedade realiza diariamente o recebimento de roupas, calçados e brinquedos a fim de doar para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em 2015 foram doadas 24.938 peças de roupas e 893 pares de calçado.

5. Programa Melhoria Habitacional:

O Programa Melhoria Habitacional viabiliza um Kit de material de construção, de acordo com a necessidade de cada família, visando minimizar uma situação de agravo instalado ou com risco de agravo.

O kit de materiais é composto principalmente por cimento, pedra, cal, areia, telhas, blocos, tijolos, portas, janelas, jogos de banheiro entre outros. Quando a família precisa, procura o atendimento. O Assistente Social responsável pelo atendimento acolhe o pedido da família e após visita domiciliar e deferimento do mesmo, faz a aquisição e entrega no domicílio do usuário que geralmente perfaz o valor aproximado de R$800,00 (Oitocentos Reais).

Atendimento de 150 famílias/ano.

 6. Projeto Prótese Dentária:

O Projeto Prótese Dentária viabiliza a confecção e colocação de prótese odontológica, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, à população, promovendo a saúde bucal e uma vida mais saudável a todos.

A Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Governo Federal através do programa “O Brasil Sorridente”, Política Nacional de Saúde Bucal – que consiste num programa que tem mudado a atenção da saúde bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

As famílias se inscrevem no Fundo Social de Solidariedade de Tarumã que são encaminhadas para avaliação odontológica e confecção da prótese.

Atendimento de 300 peças/ ano.

7. Projeto Geração de Renda

O Projeto Geração de renda viabiliza equipamentos por meio de um Termo de Cessão de Uso entre o usuário e a Prefeitura. Este documento é válido por 6 (seis) meses , que são prorrogáveis, que após assinado transfere a responsabilidade dos cuidados com o equipamento para a família usuária. O público atendido geralmente são famílias sem nenhuma renda, identificadas pelo Fundo Social de Solidariedade e/ou encaminhadas pela rede sócio assistencial.

Assim que é deferido o empréstimo do (s) equipamento (s) e os documentos são assinados, o munícipe o recebe e já começa gerar renda. O Assistente Social visita a família a fim de monitorar o andamento do trabalho e verificar a evolução da família. Quando a família consegue caminhar sem o apoio do Fundo Social, a família é desligada do projeto e segue seu trabalho por conta própria e, caso o contrário ocorra o termo é renovado e o acompanhamento continua.

- Cafeteria – Associação de Artesãos tem uma Cafeteria no espaço de venda dos artesanatos;

- Máquina de Espetinhos de Carne ambulante;

- Máquina de Sorvete Americano;

- Máquina de Raspadinha de Gelo;

- Máquina de Pipoca;

- Máquinas de Costura (overloque, reta, galoneira e elastiqueira);

- Cozinha Encantada;

- Projeto Acatar – Associação de Catadores do município de Tarumã que receberam uma Prensa para reciclagem.

     Os equipamentos foram adquiridos com recurso do Fussesp e tem gerado trabalho e renda para as famílias melhorando seu orçamento na ordem de 1 salário mínimo/ mês.

8. Projeto Nascer:

O Fundo Social de Solidariedade em parceria com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social desenvolve o Projeto Nascer, que atende gestantes do município com atividades artesanais, orientações relacionadas à saúde da gestante e do bebê e também estimula a convivência em grupo.

Desde maio de 2013 o Projeto Nascer recebe a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social que disponibiliza a alimentação das gestantes e o trabalho das Instrutoras de Oficina Abigail Miguel Barbosa e Sueli Barreto Rosa, além dos materiais para as técnicas artesanais de Vagonite, Crochê e Patchcolagem em fraldas, toalhinhas e toalha de banho além da confecção de bolsas personalizadas.

A Secretaria Municipal de Saúde através de seus PSF’s tem a responsabilidade de acolher, inscrever a gestante no projeto e também colaborar destinando seus profissionais para rodas de conversa com as gestantes. Fonoaudiólogo, Médico, Enfermeiros, Dentista, Fisioterapeuta, Educador Físico, Nutricionista e Assistente Social trabalham temas como: Importância do Pré Natal; Aspectos emocionais na gravidez; Saúde Bucal do Bebê; Vacinação e Teste do Pezinho; Desenvolvimento Fetal; Amamentação; Direitos Sociais da Gestante entre outros.

Quando a gestante é inscrita no projeto, ela participa dos encontros toda quarta feira das 14h as 16 horas no Centro de Convivência dos Idosos, onde é acolhida e orientada. No decorrer de sua gestação confecciona fraldas e toalhinhas de boca com vagonite e crochê, toalha de banho e toalha fralda com patchcolagem e crochê (bordado com o nome do bebê).

A alimentação das gestantes é cuidadosamente planejada contendo no cardápio: lanche assado, suco natural e salada de frutas.

Ao final da gestação recebe um KIT contendo roupas para o bebê, de acordo com o sexo e fraldas descartáveis, que são custeados pelo Fundo Social de Solidariedade; além disso também são contempladas com uma bolsa personalizada e todo o artesanato produzido por ela mesma durante as atividades.

9. Natal Encantado: Projeto que adquire brinquedos com recursos próprios para beneficiar as crianças matriculadas em toda a rede municipal de ensino na época do Natal.

10. Cursos e Oficinas: Cursos livres como Crochê e Bordados. Os produtos do curso são comercializados por valores simbólicos a fim de desenvolver outras oficinas.

Presidente: Fátima Baratela

Contato: (18) 3373 4500

Assistente Social: Edivaldo Ap. de Oliveira
E-mail:edivaldo.oliveira@taruma.sp.gov.br

Secretária: Alda da Silva

Horário de atendimento: Das 08h30 às 16h00
Endereço: Avenida dos Lírios, 230.
CEP 19820-000 - Tarumã – SP