Logo da Cidade de Tarumã

Coronavírus 2020

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS EM TARUMÃ

DECRETO N. 2190/2020, DE 02 DE MAIO DE 2020. “DISPÕE SOBRE O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS FACIAIS E DE NOVAS MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À PANDEMIA DO COVID-19, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”

Boletim Coronavírus

Tarumã registrou 12 casos positivos do novo coronavírus até o dia 22 de junho.

Ao todo, já foram reportados 98 casos, dos quais 62 já foram descartados e 24 continuam sob investigação, acompanhados de perto pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Epidemiológica.

Dos números confirmados, 4 estão curados, 6 estão em isolamento domiciliar e 2 não são mais moradores residentes de Tarumã.

O último boletim de saúde foi divulgado no dia 22 de junho de 2020.

 

Plano SP

Conforme decreto anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, em coletiva de imprensa no dia 19 de junho de 2020, a região do município de Marília, da qual Tarumã faz parte, foi reclassificada para a fase vermelha do plano estadual de flexibilização da quarentena. Ou seja, apenas serviços essenciais estão permitidos dentro da área da fase vermelha, alguns desses serviços devem funcionar com capacidade reduzida.

A volta para a fase vermelha do Plano SP se deu por conta de um aumento acelerado de novos casos de coronavírus no interior de São Paulo. No final de semana do dia 20 de junho, o interior superou a capital no número de novas contaminações.

 

Distanciamento Social

De acordo com o prefeito municipal, uma das pessoas que está sob suspeita de COVID-19 está internada no hospital e, antes do aparecimento dos sintomas do vírus, não estava respeitando o isolamento social. Oscar Gozzi reforçou o apelo para que a população evite aglomerações e fique o máximo possível em casa e, caso precise sair, sempre faça o uso de máscara.

O uso de máscara em locais públicos é obrigatório na cidade de Tarumã desde o dia 2 de maio de 2020, de acordo com um decreto municipal. No mesmo dia, foi decretado o uso obrigatório de máscaras faciais em todo o Estado de São Paulo pelo governador, João Dória.

 

Aglomerações

Em ‘live” no Facebook, o prefeito municipal alertou que a Prefeitura Municipal tem recebido denúncias de desrespeito ao isolamento social, como aglomerações em festas de aniversário, reuniões religiosas com um grande número de pessoas, churrascos, festas de finais de semana e muitas outras.

O prefeito recorda à população que o uso de máscara em locais públicos continua obrigatório e ressaltou que houve uma queda de 50% no percentual de utilização do equipamento de proteção individual pelos munícipes. No início do mês, Tarumã chegou a registrar 90% de uso de máscara em locais públicos.

 

Polícia Militar

Segundo a Polícia Militar de Tarumã, qualquer reunião que desrespeite as regras de isolamento social pode ser denunciada à instituição através do número 190. Ao receber a denúncia,  os policiais irão até o local para averiguação e os organizadores das reuniões/festas/aglomerações serão notificados.

Em casos reincidentes, a polícia alerta que os responsáveis pelas aglomerações poderão ser encaminhados até a delegacia, onde poderão ser detidos por descumprimento de normas de saúde pública.

 

Comércio e Flexibilização

De acordo com Oscar Gozzi, não haverá mudanças no funcionamento do comércio local. Entretanto, o prefeito reiterou que os donos de estabelecimentos comerciais que estão atendendo ao público devem observar o cumprimento e o respeito às normas de segurança, como a disponibilização e o uso do álcool em gel pelos funcionários e clientes dentro do estabelecimento, o uso da máscara, buscar optar pelo atendimento via drive thru ou por meio de delivery.

Caso não sejam respeitadas às normas de segurança estabelecidas pelas Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Epidemiológica, da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, o comércio local correrá o risco de sofrer restrições mais severas nos próximos dias.

 

Educação

A Secretaria Municipal de Educação encaminhou, por meio eletrônico, um questionário com 19 questões sobre um possível retorno às aulas na Rede Municipal de Educação. Os questionários devem ser respondidos pelos pais ou responsáveis até o dia 26 de junho de 2020, às 17 horas.

Em transmissão ao vivo no Facebook do dia 22 de junho de 2020, o prefeito informou que no dia 24 de junho de 2020 o Governo de São Paulo informará às medidas que serão tomadas em relação à educação estadual.

 

Boletim Coronavírus

Tarumã continua sem casos confirmados de COVID-19!

Já foram reportados 24 casos, dos quais 14 já foram descartados e 10 continuam sob investigação, acompanhados de perto pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Epidemiológica. O último boletim de saúde foi divulgado no dia 14 de maio de 2020.

Uso de Máscara

Segundo decreto municipal, do dia 02 de maio de 2020, o uso de máscaras em locais públicos se tornou obrigatório em toda a cidade a partir do dia 6 de maio de 2020. No mesmo dia, um decreto estadual também entrou em vigor tornando obrigatório o uso de máscaras faciais em todo o Estado de São Paulo.

Entrega de EPIs

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê de Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus em Tarumã, anunciou a entrega de mais de 90 equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde do município.

A compra dos equipamentos foi feita através de verbas disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Estão previstas ainda a compra e confecção de mais 16 capotes profissionais.

Compre de Tarumã

Segundo dados da prefeitura, a plataforma “Compre de Tarumã” já possui mais de 113 empresas cadastradas e cerca de 700 itens disponíveis para a venda, não só de Tarumã, mas também de outras cidades do Brasil e do exterior. 

A plataforma é uma iniciativa do poder público em parceria com Associação Comercial e Industrial de Tarumã.

Esclarecimento

O boato de que havia um caso confirmado de COVID-19 em Tarumã é falso!

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a pessoa que testou positivo é residente da cidade de Londrina, no Paraná. Foi divulgado como se fosse de Tarumã pois o seu cadastro no Sistema Único de Saúde ainda está registrado em nosso município. Porém, não reside mais em Tarumã há anos e está dentro dos números de coronavírus do município de Londrina.

Teleorientação

A prefeitura de Tarumã disponibilizou um canal de teleorientação para que você tenha atendimento de médicos e enfermeiros sem ter que sair de casa. o número é o 0800 580 0497.

O atendimento é feito pela equipe da iSalut, empresa de tecnologia e inteligência médica parceira no programa de Telemedicina de Tarumã que estão disponíveis para tirar dúvidas em relação aos sintomas e se, caso necessário, fazer o encaminhamento até uma unidade de saúde para que o atendimento seja feito pessoalmente.

Higienização de Vias Públicas

Iniciado na semana do dia 08 de maio de 2020, o Programa de Desinfecção de Vias de Acesso Público pretende fazer a limpeza, com produtos próprios para a desinfecção, de espaços públicos do município e de fluxo constante.

Tudo para garantir a máxima proteção da nossa população que continua trabalhando nas repartições públicas e que fazem uso dos espaços, como por exemplo, pontos de ônibus e recepções.

Testes Rápidos

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, por meio de transmissão online da Prefeitura, o recebimento de unidades de testes rápidos para serem aplicados na rede de saúde municipal, seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Os casos suspeitos que se enquadraram nos protocolos para a aplicação dos testes, tiveram resultados negativos para COVID-19.

____________________________________________________________________________________________________

Na gestão Tempo de um novo tempo, a saúde sempre está em primeiro lugar.

Tarumã registra zero casos suspeitos e confirmados para o Coronavírus.

Os últimos exames foram realizados dia 24 de abril de 2020 aos dois casos suspeitos do município.

 

Dengue

Durante os dias 8 a 24 de abril de 2020, os casos notificados de dengue em Tarumã cresceram 25,42%. De 177 casos até o dia 24 de abril, foram registradas 222 notificações.

Diante disso os casos confirmados também cresceram. De 63 confirmados, Tarumã registrou até o momento 93 casos, um aumento de 47,62%.

Por esse motivo, para que possamos diminuir os focos de dengue no município, é fundamental fazermos a nossa parte. A dengue é um caso sério e ela mata. Vamos trabalhar juntos para combater a dengue.

Para isso, saiba algumas medidas que podem ajudar na prevenção:

  • Diminuir os focos de dengue;
  • Ligar para a vigilância sanitária;
  • Denunciar locais com criadouros;
  • Redobrar a fiscalização.

 

Vacinação

Não faltam mais vacinas em Tarumã!

Tarumã continua com o período de vacinação, das 9h às 16h, nas quatro escolas municipais: José Osório de Oliveira, Gilberto Lex, José Rodrigues dos Santos e Maria Antônia Benelli.

Nesta segunda fase de vacinação, o município está com um estoque de 300 doses de vacinas.

O público de vacinação são pessoas com doenças crônicas, profissionais do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas de coletivos e pessoas com 60 anos ou mais.

Estimamos que pelo menos 55% deste público alvo foi atendido durante os plantões.

Quem ainda não se vacinou pode procurar a escola mais perto nos horários de atendimento.

 

Entrega dos kits de higiene

A partir do dia 27 de abril de 2020, mais de 840 kits de higiene serão distribuídos às famílias com dificuldades de se prepararem para esse período de combate ao coronavírus.

Sendo assim, as famílias tauaenses que preencheram o Cadastro único e cuja renda per capita é de até R$178 reais receberão o kit de higiene contendo: 

  • 1L de água sanitária;
  • 2 detergentes;
  • 5 barras de sabão;
  • 4 sabonetes;
  • 1 embalagem de álcool gel;
  • 2 máscaras.

Essa medida visa seguir a recomendação do governo do Estado de São Paulo, onde  recomenda a utilização de máscaras de proteção facial pela população. A iniciativa tem o objetivo de  complementar ações de prevenção a propagação do covid-19.

 

Programa do alimento solidário

Todas as famílias tarumaense que possuem a necessidade de receberem auxílios assistenciais estão sendo atendidas.

Neste ano de 2020, desde o início da pandemia, a demanda de cestas básicas aumentou mais de 80%. De 140 cestas que tradicionalmente eram entregues, passamos a distribuir mais de 240 com intenção de cumprir com nosso compromisso social.

Se você precisa receber algum tipo de auxílio, a Secretaria de Assistência Social está aberta para receber você.

 

Atendimento no Ganha Tempo - SOS do empreendedor

O Ganha tempo está trabalhando no suporte, na orientação e na facilitação da busca de crédito, para todos que precisam.

Com objetivo de um serviço qualificado para atendimento dos empreendedores de Tarumã, o município está disponibilizando um plantão de dúvidas no Ganha Tempo, o espaço SOS do empreendedor.

De acordo com o Vice-prefeito e Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Fernandes Baratela, o SOS do empreendedor está mobilizado para auxiliar os empreendedores (MEI, ME ou EPP) e comerciantes do município com todo o suporte necessário nesta fase de pandemia.

O SOS do empreendedor oferece orientação jurídica, contábil, trabalhista e sobre financiamentos. Veja abaixo alguns serviços que você, empreendedor, pode se informar: 

  • Instrução no cadastro do Auxílio Emergencial;
  • Linha de crédito oferecida pela Caixa Econômica Federal juntamente com o SEBRAE;
  • Orientação sobre a medida provisória sobre os contratos de trabalhos que podem ser suspensos de 30 a 60 dias sem a necessidade do empreendedor dispensar o funcionário. 

O Horário de funcionamento do Ganha Tempo é das 8 às 16h00, de segunda a sexta-feira.

 

Compre de Tarumã

Pensando no empreendedor que está sofrendo com a redução de suas receitas por motivo da quarentena em todo o estado de São Paulo, o município oferecerá além do SOS do Empreendedor, o projeto Compre de Tarumã: uma plataforma de compras online para todos os estabelecimentos de varejo e serviços da cidade.

Se você é dono de comércio ou empreendedor, o Compre de Tarumã é a oportunidade de cadastrar seus serviços de maneira totalmente gratuita. Disponibilizaremos a estrutura necessária para ajuda-los a colocar a venda de seus produtos no ar.

 

Auxílio Emergencial

O que é

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.

O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família.

Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.

Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA.

Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso.

As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial.

Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.

Pra quem se destina?

Para ter acesso ao auxílio emergencial, a pessoa deve cumprir, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:

  • Maior de Idade
    ser maior de 18 anos de idade
  • Não ter emprego formal
    destinado para trabalhadores autônomos com rendas informais
  • Não ser beneficiário
    não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família;
  • Renda familiar
    renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total (tudo o que a família recebe) de até três salários mínimos (R$ 3.135,00); 
  • Rendimentos Tributáveis
    não ter recebido rendimentos tributáveis, no ano de 2018, acima de R$ 28.559,70;
  • Exercer as seguintes atividades
    exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI) ou ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Renda média
    ter cumprido o requisito de renda média até 20 de março de 2020.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

DECRETO N . 2176/2020, DE 01 DE ABRIL DE 2020. “DISPÕE SOBRE A ALTERAÇÃO DE DISPOSITIVO DO DECRETO MUNICIPAL N.º 2169/2020, DE 20 DE MARÇO DE 2020, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

DECRETO N. 2175/2020, DE 30 DE MARÇO DE 2020. “DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE NOVAS MEDIDAS JUNTO AO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL DURANTE O PERÍODO EMERGENCIAL DE COMBATE AO COVID-19, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

DECRETO N. 2174/2020, DE27 DE MARÇO DE 2020. “DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE NOVAS MEDIDAS PARA O FUNCIONAMENTO DAS FERIAS LIVRES NA SITUAÇÃO EMERGENCIAL DE MODO A EVITAR A PROPAGAÇÃO DO COVID-19, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” 

Tributos e taxas municipais terão prazos de vencimentos prorrogados

A data de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estabelecido para abril de 2020, foi estendida até o dia 28 de dezembro.

Os cidadãos que desejarem pagar do IPTU com 10% de desconto, terão até 30 de novembro para quitar o pagamento. Já aqueles que desejarem pagar o tributo com desconto de 15%, terão até o dia 30 de outubro.

Os pagamentos com ou sem desconto poderão ser divididos antecipadamente em cinco parcelas fixas.

-

O ISS fixo terá prazo de vencimento prorrogado

A data de vencimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) fixo com 15% de desconto para pagamentos em agosto de 2020, foi prorrogado até o dia 13 de outubro de 2020.

Os pagamentos com desconto poderão ser divididos em quatro parcelas:

  • 10 de setembro.
  • 13 de outubro.
  • 10 de novembro.
  • 10 de dezembro.

 -

Data de parcelamento de Alvará prorrogado

A data de parcelamento dos alvarás com vencimentos em abril de 2020 foram prorrogados para o dia 10 de agosto de 2020.

Os pagamentos poderão ser realizados em:

  • 10 de agosto.
  • 10 de setembro.
  • 13 de outubro.
  • 10 de novembro.
  • 10 de dezembro.

Mais detalhes sobre os pagamentos dos tributos poderão ser encontrados no decreto disponível no diário oficial eletrônico. Neste espaço é possível solicitar o parcelamento, o reparcelamento ou até mesmo a emissão da 2ª via do boleto, sem precisar sair de casa.


Atualização dos vencimentos para os colaboradores municipais

A Prefeitura Municipal de Tarumã encaminhou a Câmara Municipal de vereadores um projeto de lei para atualizar as remunerações dos colaboradores municipais com inflação corrigida, no intuito de tranquilizá-los nesta fase.

Esse projeto não há absolutamente nenhuma iniciativa de correção de vencimentos para os agentes políticos, apenas aos colaboradores municipais.


Campanha de vacinação contra gripe

O Ministério da Saúde em decorrência da Covid-19 (Coronavírus), antecipou a  campanha anual de vacinação contra gripe na cidade de Tarumã e em todo Brasil.  As vacinas começarão a ser dadas na rede pública a partir do dia 23 de março de 2020.

As vacinações acontecerão prioritariamente em idosos com 60 anos ou mais e funcionários da saúde. A partir do dia 24 de março, os acamados também receberão as doses em suas residências.

Os idosos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila, porque estudos mostram que eles estariam mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. Vale ressaltar que a vacina não evita o ataque do coronavírus.

Ao proteger os idosos do vírus influenza, essa vacina impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. 


Gostaria de esclarecer suas dúvidas e receber ajuda?

Envie sua mensagem no Whatsapp ou SMS para o número (18) 99722-3593.

A prefeitura de Tarumã disponibilizará um profissional da saúde para responder suas dúvidas a respeito do Coronavírus.

Se necessário, o profissional te orientará a fazer alguns procedimentos ou até mesmo procurar uma unidade de saúde.


Todas as medidas adotadas por Tarumã estão sendo estabelecidas por meio do Governo Federal, Governo Estadual e pela gestão do Governo Municipal.

DECRETO N. 2170/2020, DE24 DE MARÇO DE 2020. “DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO DE NOVOS PRAZOS AOS TRIBUTOS CONSTANTES DO ANEXO I DO DECRETO N.º 2145/2020, DE 07 DE JANEIRO DE 2020, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

DECRETO N. 2169/2020, DE 20 DE MARÇO DE 2020. “DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE NOVAS MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE À PANDEMIA DO COVID19, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

DECRETO N. 2168/2020, DE 17 DE MARÇO DE 2020. “DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL E NACIONAL DECORRENTE DA PANDEMIA DO COVID-19, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. 

-

Conforme decreto do Governo Estadual, fica determinada a partir de 24 de março de 2020, medida de quarentena no Estado de São Paulo, consistente em restrição de atividades de maneira a evitar a possível contaminação ou propagação do coronavírus. Está SUSPENSO:

  • As aulas do Sistema de Ensino Municipal;
  • O transporte rural e universitário;
  • Os projetos de esportivos (escolinhas de base, entre outros);
  • As atividades do Centro de Convivência do Idoso – CCI;
  • As Oficinas Culturais;
  • As Oficinas, Programas e Projetos sócio-educacionais;
  • As Oficinas de Saúde;
  • Os Grupos de Atendimento da Saúde (doenças crônicas não transmissíveis – DCNT);
  • Os Projetos de Saúde;
  • A Feira da Família (quinta-feira);
  • A Feira Livre (domingo);
  • O deslocamento de servidores públicos a outros municípios para capacitação;
  • As demais atividades municipais que aglomerem pessoas;

O atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em casas noturnas, “shopping centers”, galerias e estabelecimentos congêneres, academias e centros de ginástica, ressalvadas as atividades internas.

As demais unidades administrativas que façam atendimento ao público.  Elas deverão se reorganizar para que os atendimentos sejam de forma agendada ou eletronicamente de modo a evitar a concentração de pessoas em mesmo ambiente.

A realização de eventos ou atividades particulares que promovam a aglomeração de pessoas em mesmo ambiente. O idealizador ficará responsável pelos resultados administrativos, cíveis ou criminais em virtude da propagação do vírus COVID-19 .

Fica instituída, temporariamente, o teletrabalho (home office) aos servidores públicos municipais, incluídos no grupo de riscos, com exceção dos profissionais da saúde, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico;

Havendo a impossibilidade do exercício do teletrabalho (home office) em função do cargo do servidor que esteja no grupo de risco, o Município determinará para que estes fiquem em suas residências de modo a preservar a saúde do servidor.

Os servidores que em virtude da paralisação dos serviços públicos prejudicou o exercício da função, estes deverão ficar em suas residências, até nova determinação. As horas que ficarem em suas residências serão computadas para eventuais compensações a ser ajustado pelo Secretário da Pasta.

Todas as providências adotadas neste no período emergencial não prejudicará o Programa de Participação aos Resultados (PPR), Prêmio Assiduidade, Abono Salarial e o Auxílio Alimentação.

Permanecem ABERTOS:

- Estabelecimentos que tenham por objeto atividades essenciais, na seguinte conformidade: 1. saúde: hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis; 2. alimentação: supermercados e congêneres, bem como os serviços de entrega (“delivery”) e “drive thru” de bares, restaurantes e padarias; 3. abastecimento: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores e bancas de jornal; 4. segurança: serviços de segurança privada;

- Fica recomendado que a circulação de pessoas no âmbito do Estado de São Paulo se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercícios de atividades essenciais.

Acesse o decreto e saiba mais em https://www.saopaulo.sp.gov.br/…/…/03/decreto-quarentena.pdf

Acesse o decreto municipal e saiba mais clicando aqui.

ATENÇÃO: Os estabelecimentos que estiverem em funcionamento deverão disponibilizar álcool gel 70% para os clientes no momento que acessarem o estabelecimento e no momento que estiverem no caixa para pagamento, mantendo se higienizados todos os equipamentos utilizados pelos clientes durante o processo de compra.

-

NOTA INFORMATIVA

As equipes de Saúde do município de Tarumã atenderam, nos últimos dias, a uma paciente idosa, cuja família a transferiu de São Paulo (SP) para ser cuidada pela irmã que reside no município.

A paciente veio a óbito na residência onde estava morando, no sábado, 21 de março de 2020, e seu corpo foi enviado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Marília (SP) seguindo protocolo de paciente sem histórico confirmado no município.

Na Declaração de Óbito consta causa como consequência Doença de Chagas e, por precaução e protocolo do SVO, foram colhidas amostras para COVID-19, uma vez que estamos em plena pandemia da doença no país.

A orientação é que Tarumã deve efetuar a notificação no sistema para o encaminhamento das amostras colhidas para analise do laboratório credenciado do Estado.

A família foi orientada a cumprir o isolamento sanitário de 14 dias, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

-

A entrada do Centro de Especialidades atenderá exclusivamente pacientes com quadro gripais. Se você tiver febre, tosse e dificuldade respiratória, este é o lugar certo.

A entrada do Pronto-Atendimento atual atenderá outras urgências e emergências. Lembre-se que, neste momento, sua ida ao Pronto-atendimento deve ser só em casos de urgência mesmo.

Recordamos o isolamento social como medida mais eficaz para conter o coronavírus.

-

A partir de segunda-feira, dia 23/03/2020, a Secretaria Municipal de Saúde estará funcionando como uma Central de Apoio ao enfrentamento ao COVID-19. A população poderá ligar e tirar suas dúvidas a respeito da situação atual, inclusive informando-se sobre seu estado de saúde e solicitando orientações de como proceder, como: onde ir, com quem falar e o que fazer.

LIGUE PARA 3373-4512

PROCON

De acordo com orientações da Fundação Procon do Estado de São Paulo, algumas medidas preventivas estão sendo tomadas na unidade de Tarumã, priorizando a restrição do contato físico entre pessoas e prevenção do Covid-19.

Sendo assim, aqueles que precisarem ser atendidos pela equipe do Procon, entrem em contato através do telefone ou e-mail para reclamações e demandas. Pedimos aos que não apresentam urgência em suas solicitações que aguardem a normalização do serviço para buscarem atendimento.

Orientamos também que registrem a reclamação nos canais à distância das empresas em questão, resguardando-se da perda de prazo de reclamação (como produtos em garantia, por exemplo).

Telefone: (18) 3373-4514

-

COMUNICADO ROTINA DE ATENDIMENTO SAÚDE TARUMÃ

Em caráter temporário e emergencial, de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus)

  • As consultas e atendimento de rotina dos PSF estão canceladas, exceto gestantes para acompanhamento pré-natal e urgências.
  • As receitas de uso contínuo poderão ser solicitadas por telefone e retiradas conforme dia e horário combinado por telefone.
  • Visitas domiciliares de rotina estão suspensas (agente comunitário, médico e enfermagem), exceto casos graves.
  • Exames de rotina e check-up estão suspensos.
  • Atendimento com dentista: Somente urgência em caso de dor com escalas disponível abaixo e nos telefones.
  • Atendimento das especialidades (Ortopedia, urologia, oftalmologia, pediatria, vascular, ultrassom, endoscopia, cirurgia geral) realizados em Tarumã estão suspensos.
  • Fisioterapia: Atendimento Suspenso
  • Agendamento de viagens: Informações somente por telefone
  • Agendamento de Exames Ambulatoriais: estão suspensos
  • Retirada de Medicamentos e materiais: Somente uma pessoa por vez, não levar acompanhante.
  • Os serviços de referência: Lucy Montouro, Ambulatório de Especialidades de Assis e Exames de Especialidades: Atendimento Suspenso
  • Hospital Regional de Assis e FAMEMA – Atendimento somente para oncologia, quimioterapia e gestação de risco.
ATENDIMENTO EMERGENCIAS ODONTOLÓGICAS    
         
SEGUNDA FEIRA TERÇA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA
PSF DOURADOS PSF LAGOS PSF DOURADOS PSF PASSAROS PSF CENTRO
DR. EMANNUEL DRA. KARINA DRA. JULIANA DRA. LEILA DRA. JACQUELINE
08:00 - 11:00 08:00 - 11:00 08:00 - 11:00 08:00 - 11:00 08:00 - 11:00
3329 1493 3373 4502
Ramal  6501
3329 1493 3373 4500
Ramal 6401
3329 2169
O paciente com dor poderá se dirigir a qualquer PSF em caso de urgência.
Não levar acompanhante se possível.

TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS PELOS TELEFONES:

  • PSF Dourados – 3329 1493 ou 3373 4500 Ramal 6601
  • PSF Centro     – 3329 2169 ou 3373 4500 Ramal 6101
  • PSF Lagos       - 3373 4500 Ramal 6501
  • PSF Pássaros – 3373 4500 Ramal 6401

Secretaria da Saúde – 3373 4512 

-

A Prefeitura de Tarumã, seguindo as orientações divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo com relação à prevenção do COVID-19, comunica que:

- O prefeito Oscar Gozzi se reuniu, em seu gabinete, com um representante da empresa Água Bonita para discussão de procedimentos de prevenção à COVID-19. A gestão pública e a iniciativa privada estão juntas para o bem da saúde da população de Tarumã!

- Foi suspensa a Prova da Seleção Pública de Estagiários. Essa medida é importante para evitar aglomeração e amenizando a possibilidade de transmissão do COVID-19 e demais vírus. Uma nova data será divulgada em breve.

- As Escolas Municipais estão em redução gradativa de atividades. A partir da terça-feira, 17/3, as famílias que conseguirem devem ficar com os filhos em casa, pois não serão contabilizadas faltas. As demais famílias devem se organizar durante a semana, pois a partir de segunda-feira, 23/3, as escolas estarão fechadas.

- A partir de segunda-feira, 23/3, não haverá mais atividades de transporte escolar rural e universitário, por período indeterminado.

- As Escolinhas de base e demais atividades do Esporte 100%, CCI – Centro de Convivência do Idoso “Divino Morro” e Oficinas de Cultura tiveram as atividades suspensas a partir de terça-feira, 17/3.

- Os serviços de saúde estão sendo reorganizados. Se você tiver sintomas, como febre, tosse e coriza, procure as unidades de saúde.

- Foi suspenso o evento de inauguração da Creche Escola Municipal "Ivone Olivo Frizo", que estava marcado para o dia 18 de março de 2020, evitando aglomeração e amenizando a possibilidade de transmissão do COVID-19 e demais vírus. Nova data será divulgada em breve.