Logo da Cidade de Tarumã

Alunos da Escola “José Rodrigues dos Santos” Participam da Campanha “Setembro Verde”

Tarumã, 19 de setembro de 2016

“Setembro Verde” - mês da inclusão das pessoas com deficiência

O mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência tem como objetivo gerar visibilidade a causa da pessoa com deficiência. Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o mês de setembro também representa esperança e renascimento, marcado pelo início da Primavera. Além da comemoração da data, a ação tem o intuito de tornar o mês referencia nacional.
Os alunos EM “José Rodrigues dos Santos” abraçaram essa causa e realizaram várias atividades voltadas para as diferentes deficiências. Assistiram vídeos que tratavam da acessibilidade, do abandono e da superação de pessoas com deficiências. Ouviram palestras de cadeirantes sobre suas dificuldades em se locomover pela cidade e a falta de respeito de algumas pessoas para com elas. Realizaram atividades em sala de aula através de escrita e desenhos. Visitaram o Projeto Vida Ativa e interagiram com os alunos que lá estavam no momento. O Grêmio Estudantil também fez uma bela apresentação com a música “Ser diferente é normal”.
Segundo a coordenadora da escola, Carmen Rosa Novais Sotana, “o momento mais marcante de todo esse trabalho foi ouvir os cadeirantes Reinaldo Donizete Farahum e Cleuza Mariano Teixeira contarem suas experiências de como se tornaram cadeirantes e as motivações que os levam a não desistir de lutar por seus direitos. A mensagem que fica deste momento tão especial é que o preconceito é a pior de todas DEFICIÊNCIAS”.