Logo da Cidade de Tarumã

CAPS de Tarumã realiza Oficina Terapêutica de Reciclagem de Pneus

Tarumã, 29 de setembro de 2014

As oficinas terapêuticas funcionam como um dos elementos organizador do cotidiano nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São estratégias de cuidado, interação e socialização. Tradicionalmente a reabilitação era compreendida como a restituição a um estado anterior ou à normalidade do convívio social ou de atividades profissionais. Atualmente, PITTA (1996) considera reabilitação psicossocial como o processo que facilita ao usuário com limitações, a sua melhor reestruturação de autonomia de suas funções na comunidade. 

Entre as diversas oficinas terapêuticas desenvolvidas pelo CAPS de Tarumã destaca-se a de reciclagem de pneus que promove a conscientização ecológica utilizando como ferramenta a arte e o eco design, criando produtos e artefatos a partir de resíduos sólidos de pós-consumo (pneus usados) como conceito principal.

“Podemos mostrar com a Oficina que “Só vira lixo se não cuidar”, e que qualquer material pode ser reaproveitado de forma criativa e funcional, despertando o artista dentro de cada um”, declara a coordenadora da Saúde Mental do CAPS – Rosângela Avanço – “Aumenta sua vida útil, colaborando ou mesmo evitando o desperdício, diminuindo o acúmulo nos aterros e ruas das cidades, inclusive tendo como finalidade de trazer aos usuários participantes desse programa uma forma mais estruturada de atividades terapêuticas a fim de suprir as exigências conforme características individuais”.

Segundo Rosângela, a Oficina que teve início em julho encerrará neste mês de outubro.

Assessoria de Comunicação PMT.