Logo da Cidade de Tarumã

Chega em Tarumã a vacina contra a Hepatite A para crianças de 1 à 2 anos

Tarumã, 29 de agosto de 2014

Neste mês de setembro entra no calendário vacinal a nova vacina contra a Hepatite A, que será específica para as crianças de 01 ano a  02 anos.

Será apenas uma dose durante toda a sua vida, pois uma vez aplicada à criança vai  ficar imune criando anticorpos para o vírus da Hepatite A.

Neste momento a Secretaria Municipal da Saúde junto a Vigilância Epidemiológica pede pra que todas as mães que tenham seus filhos nascidos de 1 de julho de 2012 procure a sala de vacina para as crianças receberem a vacina.

Horário de atendimento da sala de vacina

2ª e 6ª feira das 8:30 as 11:00

3ª a 5ª feira das 8:30 as 11:00 e das 13:00 as 16:00 horas.

 

O que é Hepatite A?

  • É uma doença infecciosa, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado.
  • A transmissão do vírus fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa a outra que é a principal forma de transmissão do vírus.
  • A transmissão é comum entre crianças que ainda não tenham aprendido noções de higiene, entre os que residem em mesmo domicílio ou sejam parceiros sexuais de pessoas infectadas.
  • 10 dias depois de uma ser infectada, desenvolvendo ou não a doença as manifestações da doença, o vírus passa a ser eliminado pelas fezes durante cerca de 03 semanas.

O que se sente e como se desenvolve?

Os sintomas iniciais são variáveis, podendo ocorrer mal estar generalizado, dores no corpo, dor na parte direita superior do abdome, dor de cabeça, cansaço fácil, falta de apetite e febre.

Após, surgem, tipicamente, a coloração amarelada da mucosa e da pele, a icterícia.

A urina fica escura, amarronzada, semelhante a chá forte ou coca-cola, e, as vezes, referida como avermelhada. As fezes claras podem ficar tão claras quanto massa de vidraceiro.

Uma coceira pelo corpo (prurido) sucedida por marcas de coçadura e não antecedidas por lesões de pele ocorre em alguns casos.

A evolução geralmente é benigna, com alívio dos sintomas em 2 a 3 semanas.

A resolução total e cura ocorrem em torno de 2 meses.

Durante a recuperação pode haver uma ou duas recaídas dos sintomas e das alterações dos exames, o que não prejudica a recuperação total do paciente.

Excepcionalmente, em menos de 1% dos casos, acontece à evolução para forma fulminante, na qual há rápida perda da função do fígado, colocando o paciente em grande risco de morte.

Não existe forma crônica de Hepatite A, ou seja, exceto os poucos casos fatais associados à forma fulminante, o paciente fica curado, sem seqüelas e imunizado contra futuras exposições ao vírus. Cabe mencionar que muitas pessoas não apresentam sintomas e só descobrem que tiveram a doença por exames de sangue casuais.

Como se previne?

 O vírus A é eliminado pelas fezes na fase de incubação e nos primeiros 10 dias de icterícia. As fezes contaminam as águas que, se não tratadas, ao serem usadas para lavar alimentos, utensílios e para o próprio banho levam a doença a novos indivíduos.

É importante, portanto, o uso de água tratada ou fervida para fins alimentares, além de seguir recomendações quanto à proibição de banhos em locais com água contaminada e o uso de desinfetantes em piscinas.

Assessoria de Comunicação | PMT.