Logo da Cidade de Tarumã

Conheça o Abrigo Público "Aquarela"

Tarumã, 22 de agosto de 2016

O Abrigo Público Institucional é um serviço que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de ambos os sexos, inclusive com deficiência, que se encontram afastadas do convívio familiar, sob medida de proteção.
Atualmente encontram-se acolhidos 2 crianças e 5 adolescentes, com faixa etária de 03 a 16 anos. Os acolhimentos ocorrem mediante decisão judicial ou em caso de urgência pelo Conselho Tutelar que tem um prazo de 24h para informar o Juíz da Vara da Infância e Juventude. O desacolhimento é realizado somente após ordem Judicial. 
O objetivo do serviço de acolhimento é garantir proteção e cuidado das crianças e adolescente, em tempo integral, mantendo-os ou inserido-os em convivência comunitária, preservando ou resgatando vínculos afetivos e promovendo o desenvolvimento. Além dos projetos ofertados pela rede os adolescentes também começaram participar de um projeto, desenvolvidos por voluntários, que tem como um dos objetivos desenvolver a autonomia, autocuidado, preparação para mercado de trabalho e abordar outros temas que envolvem o universo dos adolescentes. Um das das atividades realizadas com as crianças e adolescentes foi o passeio ao zoológico na cidade de Bauru e festa Julina com a participação das famílias e amigos dos acolhidos. 
Visando garantir o direito a convivência familiar as famílias participam das reuniões escolares dos filhos e os acompanham em consultas médicas, de forma que não haja distanciamento entre as partes durante o tempo de acolhimento. Conforme a família vai sendo acompanhada pela equipe técnica alguns dos acolhidos são autorizados a passar o fim de semana com a família, com ou sem pernoite, como forma de preparação gradativa para um possível desligamento. 
A equipe técnica, educadores social e ajudantes de serviço participam de capacitação com temas pertinentes as ações desenvolvidas dentro do serviço de acolhimento para que os profissionais estejam preparados para intervir nas diversas demandas que surgem no cotidiano de trabalho. 
O abrigo é mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.
Colaborou: Elaine da Silva Nascimento.