Logo da Cidade de Tarumã

Outubro Rosa: Secretaria Municipal da Saúde realiza Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Útero

Tarumã, 30 de setembro de 2014

Dias 04 e 25 de outubro, das 8h às 16h30 as unidades de saúde da família ficarão abertas para a realização da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Útero.

Câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, principalmente, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.

Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.

Por este motivo a realização do exame de papanicolau é tão importante. A avaliação ginecológica, e o exame citopatológico de Papanicolaou realizados regular e periodicamente são recursos essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero. Muitas vezes, quase sempre por vergonha, preconceito ou medo de realizarem os exames ginecológicos de rotina, as mulheres colocam a saúde e a vida em risco; por isso, as mulheres do município deverão procurar uma USF mais próximo de sua residência nos dias 04 ou 25, para realizar o exame.

Assessoria de Comunicação PMT.