Projeto Ademar Guerra inicia orientações em Tarumã

Tarumã, 25 de março de 2015

O Projeto Ademar Guerra – parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – inicia sua edição de 2015 com foco no percurso formativo dos grupos. Após uma série de diagnósticos e avaliações, curadoria e coordenação atentaram-se para o fato de que muitos grupos orientados em metodologias calcadas no trabalho de iniciação teatral (como a Orientação para Grupos em Formação, em que trabalharam junto a estagiários provenientes de faculdades de artes cênicas), conquistaram um crescimento considerável, tanto no que toca aos fundamentos técnico-poéticos quanto à organização e gestão de grupo. Assim, emergiu a necessidade de continuidade do acompanhamento desses coletivos, propondo a eles metodologias de orientação cada vez mais intensas e verticais.

Segundo o curador Sérgio Ferrara, os grupos que demonstraram grande capacidade de absorção das orientações podem ser colocados diante de desafios mais complexos. “Partindo da ideia de que esses grupos participaram de edições anteriores, estão agora capacitados a ingressarem em novas metodologias de orientação, uma vez que apresentam maior maturidade e consciência em relação ao trabalho e ao eixo curatorial do Projeto”, descreve Ferrara.

Ferrara pontua também que “critérios como a disponibilidade e assiduidade nos processos criativos, a capacidade de gerir problemas internos e a aptidão para interagir com uma política pública de cultura através do diálogo artístico, somando-se à análise dos novos projetos elaborados, nos deram ferramentas para compreender como as iniciativas dos grupos podem fortalecer a prática da cidadania e a relação com as comunidades locais através da arte.”

Contudo, o grupo de teatro do CIEC – Centro Integrado de Educação e Cultura, “Os Anormais”, foi selecionado para dar continuidade ao processo formativo que se iniciou no último dia 21 com o orientador José Henrique da Silva e no dia 22 com o orientador específico de musicalização teatral Everton de Almeida Gennari. O objetivo dessas orientações é a iniciação teatral e a sedimentação de um grupo, tendo como foco a sistematização do grupo e compartilhamento das ferramentas teatrais.

Para saber mais ligue: 3329-1110.

Colaborou Everton Carlos Pestana.

Assessoria de Comunicação | PMT.