Projeto de Educação Financeira é realizado com alunos da segunda série da Rede Municipal de Ensino

Tarumã, 20 de novembro de 2014

O projeto Educação Financeira é desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino, em todas as escolas de ensino fundamental. Conheça como ele é desenvolvido na escola “Maria Antônia Benelli”.

Com o objetivo de criar nos alunos uma mentalidade adequada e saudável em relação ao uso do dinheiro, os professores dos segundos anos vêm desenvolvendo o Projeto de Educação Financeira.  Ele abarca quatro pontos importantes: Como ganhar dinheiro, como gastar dinheiro, como poupar, como doar tempo, talento e dinheiro. "Sabemos que o grande desafio da educação não é educar para hoje, mas para o futuro. Nos dias atuais, em que ocorrem transformações tão abruptas e complexas, é preciso um grande esforço para educar as crianças. Uma mudança de comportamento que deve ser iniciada na educação infantil para a vida adulta", declara o professor Everton Carlos Pestana.

O trabalho promove o desenvolvendo de habilidade em lidar com finanças diferenciando o “eu quero” do “eu preciso”. Desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio, por exemplo, são ferramentas essenciais à preparação de nossas crianças jovens para o futuro. O projeto leva em consideração a recomendação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de que o enfoque da educação financeira deve estar voltado para as atividades que envolvam o cotidiano dos alunos, para que estes aprendam a planejar gastos e a consumir com responsabilidade, distinguindo o que compramos, por que e se precisamos daquilo que consumismo ou se é apenas para atender ao desejo de consumir. Partindo-se da palavra geradora “Poupança” foi possível desenvolver uma sequência de atividades envolvendo todas as disciplinas.

Em visita ao supermercado, os alunos vivenciaram na prática o ato de administrar o recurso financeiro. Os alunos receberam um determinado valor onde cada um teve a autonomia de escolher os produtos. O desafio foi não ultrapassar o valor que estava em mãos. "A experiência com o trabalho está sendo de extrema importância, ter uma poupança ou ser educado para isso cria disciplina, dá limite e ensina o autorrespeito. O projeto foi encerrado com um piquenique com os produtos comparados pelos alunos e com a doação de brinquedos pelo Fundo Municipal de Solidariedade", relata a professora Simone Aparecida Camargo.

Assessoria de Comunicação PMT.