Secretária de Educação de Tarumã capacita municípios sobre Plano Municipal de Educação

Tarumã, 26 de março de 2015

Onze municípios da região participaram da 3ª Formação para elaboração/adequação dos Planos Municipais de Educação na última quarta-feira, 25, que aconteceu no Centro Comunitário de Formação Profissional "Daniel Peitl". Estiveram presentes representantes de Assis, Cândido Mota, Platina, Palmital, Paraguaçú Paulista, Florínea, João Ramalho, Rancharia, Quatá, Maracaí e Cruzália, além dos integrantes da Comissão de elaboração do Plano Municipal de Educação de Tarumã.

A Formação teve como objetivos, além de orientações acerca da produção do documento base do Plano Municipal, atualizar as informações dos municípios e levantar as maiores dificuldades que os municípios encontraram no decorrer do trabalho das comissões responsáveis. Foram apresentadas também experiências de municípios onde o Plano já se encontra em fase de finalização.

A elaboração ou adequação dos Planos Municipal, Estadual e Distrital, em consonância ao Plano Nacional de Educação é processo determinante para a instituição do Sistema Nacional de Educação. Os governos precisam planejar e utilizar técnicas e métodos que resultem em políticas públicas para a solução dos problemas educacionais. O Plano Municipal deve, segundo Lei Federal 13.005/2014, ser aprovado até 24/06/2015, para isso União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC) constituíram uma rede de assistência aos municípios para cumprimento desta determinação. Foi criada, então, junto ao MEC, a Secretaria de Assistência aos Sistemas de Ensino - SASE uma rede de Assistência Técnica, que proporciona apoio institucional e orienta as Comissões Coordenadoras locais em todo o país, onde a Secretária de Educação e Cultura de Tarumã, Avaliadora Educacional da DICOPE/SASE/MEC e Secretaria de Comunicação na Undime SP, Luciene Garcia Ferreira e Silva é capacitada e repassa as informações aos municípios de sua Regional.

Para maiores informações: 3373-4507.

Assessoria de Comunicação | PMT.