Sete de setembro é marcado com Ato Cívico em Tarumã

Tarumã, 11 de setembro de 2014

O dia 07 de Setembro em Tarumã não passou em branco; o Prefeito Jairo da Costa e Silva, juntamente com a vice-prefeita Itanei Guedes Ribeiro Dias e a supervisora de ensino Vânia Maria Corrêa reuniu convidados para o hasteamento das bandeiras, que ocorreu ás 8h em frente o Polo Universitário de Tarumã “Odília Guedes Ribeiro”.

O ato cívico teve a participação dos alunos da EM “Maria Antonia Benelli”, com a apresentação do Hino Nacional Comentado, pelos alunos do 3º ano A e 3º ano B, acompanhados das professoras Alva Valéria e Mafalda, e a leitura do poema “O Brasil”, pelos alunos do 4º ano A e 4º ano B das professoras Maria Aparecida e Flávia, que receberam aplausos de todos que estavam presentes celebrando esta data tão importante na história do nosso país.

Participaram ainda os secretários municipais, Ana Luiza Yassuda (Assistência Social), Fernando Manoel (Esportes e Turismo) além de colaboradores da prefeitura municipal de familiares dos alunos bem como a população de Tarumã.

Sobre a história

Em 02 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 07 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa ás margens do Rio Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal.

Assessoria de Comunicação PMT.