Logo da Cidade de Tarumã

Vigilância Sanitária informa e alerta riscos associados à escassez de água.

Tarumã, 24 de novembro de 2014

Está em destaque nos meios de comunicação, o estado de São Paulo passa por um período de estiagem sem precedentes, fato que remete a uma crise hídrica com ameaças ou efetiva redução da oferta de água potável para a população de diferentes regiões do estado.

A crise decorre de décadas de mau comportamento em relação ao uso da água e do solo, e também de uma relação cultural de desperdício.  A falta de água hoje  é muito mais decorrente da poluição e do desperdício do que do clima.

A atual crise de falta de água mostra que a sociedade precisa repensar sua relação com a água. Estamos passando por uma fase de vulnerabilidade. Nós temos que tentar criar uma dependência menor da água e medidas educativas, economizar não só água, mas também energia e matérias-primas, por meio da reciclagem, revitalização de áreas verdes e preservação. São formas de proteger o meio ambiente e contribuir para que crises de falta de recursos aconteçam com menos freqüência e intensidade.

E, se há tanto desperdício, o que podemos fazer para mudar isso?

 

Medidas que você pode tomar em casa para diminuir o desperdício de água:

Feche os vazamentos

Se notar consumo anormal em sua conta, procure por possíveis fontes de desperdício, como vasos sanitários e torneiras gotejando

Reutilize e economize

A água usada na máquina de lavar roupas pode ser aproveitada para limpar pisos, por exemplo.

Na limpeza

Evite “varrer” a calçada com água. Use vassoura em vez da mangueira

Na garagem

Quando for lavar o carro, reserve a água em uma balde, Não lave o carro com mangueira

Na cozinha

Antes de lavar a louça, retire os restos de comida e mantenha a torneira fechada enquanto estiver ensaboando.

Na lavanderia

Acumule o máximo de roupas possível, para lavá-las de uma só vez. Enquanto escova ou ensaboa as peças, a torneira deve ficar fechada. Utilize a maquina de lavar somente quando estiver na capacidade total.

No chuveiro

Cinco minutos são suficientes para o banho, e mantenha o registro fechado ao se ensaboar. Fazer a barba ou lavar peças de roupa é práticas que devem ser evitadas debaixo do chuveiro.

No lavatório

Ao se barbear ou escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. Abra somente pelo tempo necessário. Descarga consome muita água não use a toa, não utilize o vaso sanitário como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro, etc.

No jardim: Regue as plantas pela manha ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.

Atitudes simples ajudam a economizar preservar os recursos naturais e, multiplicadas, fazem grande diferença. O Planeta e as futuras gerações agradecem!

 

Faça a sua parte!

Assessoria de Comunicação | PMT.