Logo da Cidade de Tarumã

CAPS desenvolve processo de matriciamento em saúde mental

Tarumã, 7 de agosto de 2014

Na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Estratégia Saúde da Família (ESF), em suas diretrizes, focaliza a prevenção de doenças, o controle de agravos e a promoção da saúde.

Concomitantemente, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) apresenta-se como serviço de saúde ordenador das ações de saúde mental nas redes assistenciais.

Atualmente, as necessidades e demandas da população requerem uma articulação efetiva do cuidado em saúde mental no território. O processo de matriciamento em saúde mental ocorre na integração das equipes de saúde da família e atenção psicossocial para acompanhamento das pessoas com problemas psíquicos leves.

A equipe da Saúde Mental de Tarumã, tem como um de seus objetivos, reeodenar as ações de matriciamento em parceria com as Unidades de Saúde da Família e a saúde dos municípios de Platina, Pedrinhas Paulista e Florínea. Para isso está articulando reuniões mensais nos municípios e, semanais nas Unidades de Saúde da Família levando a proposta do apoio matricial que opera práticas inovadoras e focos de atenção multidisciplinar, melhorando a articulação entre os serviços.          

Constituir uma atenção integral à saúde, reconhecendo o campo psicossocial como enfoque indispensável em todas as ações assistenciais e de promoção exige uma composição gerencial, clínica, ética e política que priorize a intersubjetividade, a participação e a articulação intersetorial, em prol de uma saúde física, mental e social que propicie uma melhor qualidade de vida a todos.

Colaborou Rosângela Avanço.

Assessoria de Comunicação | PMT.