Espaço Jovem “José Carlos Uliano” está em pleno funcionamento

Tarumã, 20 de junho de 2012

Inaugurado em 20 de abril, o Espaço Jovem “José Carlos Uliano” está em pleno vapor, com atividades dos Projetos “Projovem Adolescente” e “Jovem Aprendiz Rural”. Nos dias 12 e 13 de Junho, os adolescentes destes projetos participaram da Oficina “A prática da fotografia Pinhole”.

A oficina “A prática da fotografia Pinhole”, foi realizada sob a coordenação de Paulo Brazyl, artista plástico, produtor cultural e fotógrafo, que apresentou aos jovens o processo original de produção de imagens PINHOLE, incluindo a apresentação de alguns modelos de câmeras de orifício, orientando quanto ao processo de fabricação de câmeras de orifício, montagem de laboratório doméstico, produção e revelação de negativos PINHOLE, produção e revelação de imagens PINHOLE em conjunto com o grupo a partir das câmeras apresentadas.

O Projovem Adolescente funciona, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Tarumã, Secretaria Municipal de Assistência Social, Unidade do CRAS e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e tem como, responsável pelo projeto, Carolina Guedes, onde atende 25 jovens cujo objetivo é fortalecer a convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino.

Já o Programa Jovem Aprendiz Rural (JAR) é idealizado pelo SENAR-SP e realizado em cada município através de parcerias entre o Sindicato Rural e uma Organização empreendedora, no município de Tarumã é desenvolvida pela parceria entre o Sindicato Rural de Assis e a Secretaria Municipal de Agricultura de Abastecimento e Meio Ambiente. Ele conta como Instrutor Técnico responsável pelas aulas prática, Moises Gomes de Lima, que atende 25 adolescentes de ambos os sexos entre 14 e 17 anos, com aulas praticas e teóricas por meio de oficina de trabalho em equipe, de Informática, recuperação de trabalho em equipe entre outras, com duração de 150 dias, perfazendo um total de 600 horas.

Tânia Azevedo de Oliveira Machado, instrutora Pedagógica responsável pelas oficinas teóricas, diz que “os jovens deste Programa têm aulas no período vespertino, saem da escola e vão direto para local do Curso, lá recebem almoço e permanecem até as 17h00 com intervalo para lanches”.

Destaca ainda, “todo o material didático (apostilas, lápis, borrachas, canetas, pastas e materiais de higiene) são oferecidos pelo Senar e o local e as ferramentas é custeado pela Prefeitura de Tarumã”.

Assessoria de Comunicação – PMT/Colaborou: Silmara Beraldo