ENVIE POR E-MAIL

Os benefícios da fisioterapia aquática ou hidroterapia

Ajax Loader

A mensagem foi enviada como sucesso.

Infelizmente não foi posssível enviar a mensagem.

Os benefícios da fisioterapia aquática ou hidroterapia

ImagensImagens Download
Imagem
Carregando...
Anterior
  • 0000021521.png
Próximo

A Fisioterapia Aquática, ou simplesmente hidroterapia, é um tipo de fisioterapia que é realizada em piscina com fins terapêuticos. Muitas pessoas confundem a hidroterapia com a hidroginástica, mas ambas tem finalidades diferentes. A hidroginástica é um exercício físico feito em piscina aquecida e realizado em intensidade moderada de forma constante, já a hidroterapia é um recurso da fisioterapia que usa os benefícios da água na prevenção e tratamento de patologias.

Este tipo de terapia é realizado em água morna ou igual à temperatura do corpo, proporcionando conforto no paciente e favorecendo a amplitude de seus movimentos. Além disso, a água facilita as atividades, já que ela é capaz de suportar o peso do corpo.

A HIDROTERAPIA é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolve problemas ortopédicos, esportivos, estéticos, neurológicos, reumáticos, etc. As patologias mais comuns que podem ser tratadas por meio da hidroterapia são: cervicalgias, lombalgias, bursites, artrose, AVC, hérnia de disco, paralisia cerebral, fraturas, luxações, entre outros.

Outra vantagem que a hidroterapia oferece é que: pessoas de todas as idades podem realizar esta atividade. Nas grávidas, a hidroterapia pode proporcionar a melhoria na circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos, melhoria na respiração, relaxamento muscular, perda de urina involuntária e aliviar as tensões ocasionadas pela mudança postural.

Nos idosos a hidroterapia auxilia na perda de peso, reeducação postural, flexibilidade, melhoria no equilíbrio, coordenação motora e sensação de prazer. Doenças associadas ao envelhecimento (osteoporose, Parkinson ou artrose) também são tratadas por meio da hidroterapia.

Pessoas adultas e crianças com deficiência física ou mental podem usufruir da fisioterapia aquática com fins psicológicos, já que a água traz benefícios que favorecem a autoestima e a sensação de bem estar.

É importante destacar que essa atividade não é indicada para indivíduos que possuem patologias que são transmitidas pela água, pessoas que apresentem febre a partir dos 38 graus, pacientes com histórico de epilepsia ou insuficiência cardíaca.

Assessoria de Comunicação l PMT