PREVENÇÃO E SUCESSO EDUCACIONAL EM TARUMÃ: PROJETO PERISCÓPIO RECEBE RECONHECIMENTO DA SEDUC

Tarumã, 7 de junho de 2024

No dia 05 de junho de 2024, a cidade de Tarumã teve a honra de receber Maraina Fernandes, Assistente de Projetos da SEDUC - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Sua visita teve como objetivo conhecer de perto o trabalho realizado no projeto Periscópio - Escola Municipal e NEMT, sob a coordenação da médica psiquiatra Dra. Ana Cecilia Marques. Após uma década de dedicação, os resultados alcançados são um verdadeiro sucesso e se baseiam na proposta de prevenção fundamentada em fatores de risco.

A presença da assistente da SEDUC reflete o interesse do Secretário da Educação do Estado de São Paulo em estabelecer parcerias e assegurar uma inclusão eficaz dos transtornos abordados no projeto na realidade educacional.

O projeto teve seu início com uma estrutura sólida e discussões em formato de fluxograma em 2015. No entanto, desde 2009, o núcleo da Educação já observava atentamente as necessidades das escolas municipais no que se refere aos transtornos de aprendizagem, transtornos comportamentais, questões de saúde mental (muitas vezes difíceis de diagnosticar no ambiente escolar) e transtornos sociais. A iniciativa vem se mostrando crucial para o aprimoramento do sistema educacional e o bem-estar dos alunos, demonstrando o impacto positivo de ações preventivas e proativas nessa área tão sensível.