Representantes de Taubaté chegam a Tarumã para conhecer o Projeto “Olaria Comunitária”

Tarumã, 17 de maio de 2013

O Projeto Olaria Comunitária desenvolvido no município através da secretaria municipal de assistência social tem chamado a atenção de outros municípios que enxergam no projeto uma possibilidade de reduzir o volume de restos de construção na confecção dos tijolos ecológicos.

Na manhã desta sexta-feira, 17, a Secretária Municipal de Assistência Social Ana Luiza Yassuda e Francielle Nunes Leite, responsável pelo projeto dentro da secretaria, recepcionou a chefe de gabinete da vereadora Maria das graças Gonçalves Oliveira, Maria Alaíde Galvão, da cidade de Taubaté no vale do Paraíba, que vieram ao município para conhecer o projeto de perto.

Segundo a assessora, a vereadora “Graci” tomou conhecimento do projeto através de uma visita ao CDHU na cidade de Taubaté onde um banner fazia menção do projeto desenvolvido no município de Tarumã.

“Taubaté não tem um projeto como esse e poder ver como é desenvolvido e levar essas informações a minha cidade será muito prazeroso, pois eu tenho certeza que fará uma grande diferença na nossa cidade o que nos ajudará também a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS)” disse a assessora.

Para Ana Luiza Yassuda ver a disseminação das ações do município gera uma grande satisfação.

“Fico feliz em ver ações do nosso município se multiplicando em outras cidades, o que fortalece o trabalho de desenvolvimento e acima de tudo, ter um projeto sendo exemplo para cidade do porte de Taubaté nos deixa muito feliz” disse a secretária.

A Prefeitura disponibiliza gratuitamente os equipamentos, o material e orientação para a fabricação dos tijolos, que são chamados tijolos ecológicos, por reciclar entulhos de construção, que são utilizados como matéria prima; não impermeabilizam o solo, possibilitando com que a água escoe. O Paver é um revestimento que permite várias formas de montagem. O ideal para quem busca uma solução prática, mas não abre mão da beleza.

O objetivo do projeto também é a regularização das calçadas, lembrando que as calçadas irregulares são causadoras de muitos acidentes, envolvendo principalmente pessoas idosas e com deficiência. Portanto, além de melhorar as condições do imóvel e valorizá-lo, a adequação da calçada contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da casa beneficiada e também de todos que transitam pelo local.

Assessoria de Comunicação PMT