Saúde de Tarumã supera meta e vacina 98% das crianças

Tarumã, 18 de junho de 2012

Numa ação conjunta entre os PSFs da cidade e seguindo a orientação da Secretaria Municipal da Saúde, aconteceu no Centro de Convivência do Idoso “Divino Morro” na cidade de Tarumã o dia “D” contra a paralisia infantil, sábado (16) das 8h00 as 17h00. A iniciativa de reunir os PSFs num só lugar aconteceu pelo segundo ano e já provou que deu certo.

“Pensamos que poderíamos oferecer um dia diferente as crianças reunindo os profissionais num único lugar e deu certo, se transformando num sucesso absoluto em que pudemos chegar à marca de 98% das crianças do nosso município vacinadas contra a paralisia” disse a Secretária Municipal da Saúde Adriana Balejo Piedade da Silva.

Com a conscientização de pais e/ou responsáveis pelas crianças menores de 5 anos do município e com uma ação estratégica que envolveu a distribuição de balas, pirulitos, algodão doce, participação dos personagens do Zé gotinha e Minnie além de passeio com a Maria fumaça a secretaria municipal da saúde conseguiu atingir 98% de crianças vacinadas apenas no dia “D”.

A campanha contra a paralisia infantil que neste ano traz como tema: “Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto de vacinação”continua até o próximo dia 6 de julho.

Poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge principalmente crianças pequenas, mas as campanhas de vacinação podem proteger a população da doença.

Vacina
A vacina contra a pólio se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Não existe tratamento para a pólio. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. O país não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1989.

Assessoria de Comunicação - PMT