Secretaria da Saúde realiza campanha de incentivo à convivência sem violência

Tarumã, 7 de novembro de 2013

A secretaria municipal da saúde através do projeto Pérola realizará a partir da próxima segunda-feira, 11, a campanha de incentivo à convivência sem violência. A Campanha acontece pelo segundo ano e visa o fortalecimento da rede socioassistencial no combate a violência e o incentivo a um diálogo aberto entre a comunidade e profissionais sobre os tipos de violência e suas possíveis formas de enfrentamento.

Em 2012 a campanha foi idealizada pela secretaria municipal de assistência social que é parceira da secretaria da saúde neste projeto.

A campanha contará com capacitação, espetáculo infantil e passeata pela paz. O Grupo SOARTE de Ourinhos abre a campanha com a apresentação do Espetáculo Infantil “Vim ver Maria” na ACRUTA às 9h00, 10h00, 14h00 e às 15 horas.

A capacitação à rede socioassistencial acontece a partir do dia 12 no CIEC e serão explanados temas como: Conceitos de violência e políticas públicas; redes, prevenção e enfrentamento à violência; fluxogramas de atendimento a ficha SINAN (Sistema de Informação de Agravos e Notificação) além de oficinas com os beneficiários da rede socioassistencial.

Uma passeata que percorrerá as ruas da cidade levando a mensagem de paz está programada para acontecer no dia 21 com saída as 14 horas do Polo Universitário “Odília Guedes Ribeiro”

Conceito de Violência

A cada ano que passa, a violência reduz a vida de milhares de pessoas em todo o mundo e com isso, prejudica a vida de muitas outras. Ela não tem noção de fronteiras geográficas, raça, idade ou renda, atingindo assim, crianças, jovens, mulheres e idosos.

É responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo e por sérias conseqüências em várias esferas de uma sociedade. Violência é um ato de brutalidade, abuso, constrangimento, desrespeito, discriminação, impedimento, imposição, invasão, ofensa, proibição, tortura, agressão física, psíquica, moral ou patrimonial contra alguém e caracteriza relações intersubjetivas e sociais definidas pela ofensa e intimidação de medo e terror.

Segundo o dicionário Aurélio, violência seria ato violento, qualidade de violento, ou até mesmo ato de violentar. Do ponto de vista pragmático pode-se afirmar que a violência consiste em ações de indivíduos, grupos, classes, nações que ocasionam a morte de outros seres humanos ou que afetam a sua integridade moral, física, mental ou espiritual. Assim sendo, é mais interessante falar de violências, pois se trata de uma realidade plural, diferenciada, cujas especificidades necessitam ser conhecidas.

Assessoria de Comunicação - PMT