Logo da Cidade de Tarumã

1ª Corrida Digital com 80 atletas participantes e marcou a reinauguração do Parque Vicente Benelli

Tarumã, 29 de julho de 2020

A Prefeitura Municipal de Tarumã realizou no dia 10 de julho de 2020, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a 1ª edição da Corrida Digital de Tarumã. O evento, que foi organizado pelo Esporte 100% em parceria com a TV COM Running, contou com a participação de 71 atletas inscritos do município de Tarumã, das equipes Tarumã Runners e Esporte 100%. A corrida, além de ter marcado a reinauguração do Parque Vicente Benelli, também se destacou por ser uma das primeiras do mundo a ser organizada com um modelo inovador, respeitando todos os protocolos de distanciamento e segurança, para proteger todos os atletas e organizadores. É também o evento que trouxe de volta a realização e a prática de atividades esportivas na cidade, que foi interrompida pelo enfrentamento à Covid-19.

De acordo com a secretaria, todas as inscrições para o evento foram feitas de maneira online para evitar contato desnecessário, bem como as entregas dos kits de corrida, com os chips de monitoramento dos corredores, que também foram entregues diretamente em suas casas, individualmente, respeitando sempre as recomendações de saúde e distanciamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Outra destaque da 1º Corrida Digital de Tarumã foi que cada um dos atletas tinha o seu horário de início da corrida pré-agendado, ou seja, a cada 2 minutos, um dos atletas tinha o seu tempo de prova iniciado no cronômetro. Esta medida foi tomada para que os corredores não ficassem aglomerados e tivessem a sua segurança garantida durante toda a prova. Todos os atletas utilizaram máscara e, segundo a organização do evento, haviam máscaras à disposição dos competidores durante todo o trajeto, caso fosse necessário, como também copos de água higienizados. Nos pontos de atendimento, haviam enfermeiros preparados para o atendimento dos competidores, que aferiram a temperatura dos atletas antes e depois da prova.

O protocolo que a Prefeitura de Tarumã se esforçou para elaborar e colocar em prática para a realização da 1ª Corrida Digital é baseado nas orientações estabelecidas pelo Conselho Mundial de Atletismo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e pelo Instituto Internacional de Medicina em Corridas (IIRM), que definiu as diretrizes para a prevenção de surtos e contaminações nos eventos esportivos de massa, como corridas de rua.

De acordo com a Prefeitura, todo o evento foi pensado com o objetivo de disseminar as recomendações para que os riscos de contaminações em eventos de massa diminua, instruindo os atletas desde a inscrição e fornecer aos organizadores de eventos esportivos um plano de contingência e de retorno às atividades normais das diversas categorias esportivas. Tarumã é a 2ª cidade do mundo a adotar um protocolo inovador para uma prática segura de atividades esportivas.

Ao final do evento, os competidores que ultrapassaram a linha de chegada passavam pela higienização da mãos com álcool em gel e, logo em seguida, tomavam posse de suas respectivas medalhas, sem contato com nenhuma outra pessoa. A cerimônia de premiação aconteceu no domingo, dia 12 de julho de 2020, no Parque Vicente Benelli, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram entregues 8 troféus por categoria: 3 nas categorias Masculina e Feminina e 5 nas categorias Geral Masculino e Feminina.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes reforça a importância da prática de exercícios físicos como forma de aumentar os níveis de saúde. Atividades físicas, como a corrida de rua, ajudam a melhorar a qualidade de vida e diminuem consideravelmente as chances de desenvolver doenças crônicas e degenerativas, como diabetes e hipertensão. Especialistas também apontam que praticar exercícios ajuda a equilibrar os níveis de estresse e regulam a ansiedade e, alguns estudos sugerem que, exercícios físicos regulares, diminuem o risco de se contaminar com a Covid-19, pois a prática melhora o sistema imunológico das pessoas.

O assessor técnico da Secretaria, Valdinei Morais de Souza, o Fiico, agradece o empenho de toda a Equipe de Esporte 100%, que não mediu esforços para que o evento fosse realizado com todo o sucesso. “Agradecemos também o prefeito, Oscar Gozzi, e a secretária Sandra Moura, pelo apoio incondicional à nossa equipe e por acreditar nos eventos esportivos do nosso município. Quero parabenizar a equipe Tarumã Runners que nos ajudou e também seguiu todas as orientações que foram estabelecidas para que a 1ª Corrida Digital de Tarumã fosse bem sucedida”, finaliza Fiico.

Assessoria de Comunicação l PMT