Logo da Cidade de Tarumã

283 famílias passarão a ser atendidas no PSF Pássaros

Tarumã, 23 de junho de 2017

De acordo com a Política Nacional de Saúde, a ESF – Estratégia Saúde da Família, ou PSF, como é conhecido, potencializa os princípios, diretrizes e fundamentos da Atenção Básica em Saúde.

Cada Unidade, responsável por determinada área do Município, deve promover cuidados com a saúde individual e coletiva e prevenir agravos naquela área.

Para fazer a gestão da área de referência, os PSFs seguem algumas normas do Ministério da Saúde. Por exemplo, cada Unidade de PSF deve cuidar, preferencialmente, de até 3 mil pessoas em média. Cada Agente Comunitário de Saúde deve cuidar de até 750 pessoas. Conforme o Município cresce, há necessidade de realizar a redistribuição das áreas.

Nos últimos anos, vários loteamentos foram implantados em Tarumã e novas casas foram construídas. Isto gerou um desequilíbrio, principalmente para o PSF Lagos, que passou a ter um número maior de famílias referenciadas e com perspectiva de aumentar ainda mais, em função do potencial de construção de casas no seu entorno. O número alto de famílias gera dificuldades para conseguir agenda com o médico, dentista e consultas de enfermagem.

Por esta razão está sendo realizada a redistribuição das áreas, migrando 283 famílias para o PSF Pássaros. Cada uma destas famílias recebeu visita da Agente Comunitária do PSF Lagos para explicar a mudança à partir de 1º de julho e a Agente do PSF Pássaros também realizou visitas para se apresentar e acolher as novas famílias.

A Equipe do PSF Lagos agradece a parceria destas famílias durante todo o tempo de convivência e o PSF Pássaros dá as boas vindas para todas!

Assessoria de Comunicação.