A Secretaria Municipal da Agricultura faz distribuição de caçambas para a população

Tarumã, 22 de agosto de 2013

Em outras cidades da região, o serviço de entrega de caçambas tem algum tipo de custo para a população, já em nosso município o serviço de distribuição de caçambas não tem nenhum custo para os munícipes.

A Prefeitura Municipal distribui gratuitamente caçambas para recolhimento do entulho de construções civis, as quais são recolhidas por dois caminhões poliguinchos especiais, os últimos dados referentes ao ano de 2011 fornecidos pelo SNIS foram de 3.240 toneladas de resto de construção civil. Contamos hoje com 56 caçambas distribuídas na cidade, sendo 50 delas com 5m³ cada uma, e as 6 restantes com 3m³ cada.

Do ano de 2008 até Julho de 2013 foi distribuído o total de 18271 caçambas em toda a cidade.

No entanto, verifica-se que apenas cerca de 20% dos resíduos depositados nas caçambas é efetivamente entulho, sendo encontrado lixo doméstico, resíduos de podas de árvores, moveis usados e outros materiais que não deveriam ser encaminhados ao aterro de entulhos.

Pensando na melhoria do serviço a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, instalou o Projeto “Dia do Cata Treco”, para o recolhimento dos materiais inservíveis.

Partes dos resíduos conforme ocorre desde 25 de outubro de 2011 até a presente data, são destinados ao Projeto Olaria Comunitária para a produção de pavers em Blocos ecológicos, confeccionados com equipamentos da Prefeitura Municipal de Tarumã, e triturado com o triturador que é fornecido pelo CIVAP - Consorcio Intermunicipal do Vale Paranapanema, a partir do aproveitamento de entulhos de construção recolhidos na cidade, com a mão de obra de beneficiários do Projeto, em sistema de mutirão.

O projeto se destina para famílias que não possuem calçadas pavimentadas em suas residências e/ou que possuem, mas não atendem as condições de acessibilidade.

Mais informações no Telefone 3329 1014

Assessoria de Comunicação PMT.