Ação ambiental da Prefeitura de Tarumã com CIVAP recolhe pneus para reciclagem

Tarumã, 19 de março de 2019

A Prefeitura Municipal de Tarumã, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), participa do Projeto Eco ValeVerde. O projeto teve início em 2009, com o objetivo de reunir o maior volume de pneus de toda a região do Vale do Paranapanema para realizar a destinação adequada destes pneumáticos.

Por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Obras e serviços Urbanos, de janeiro a março de 2019, foram coletadas 748 unidades de pneus usados, sendo 235 pneus de caminhão, 513 de carro e 1 tonelada de buchas de borracha compostas de pedaços e restos de pneus que são recolhidos também pela empresa EntreVias, que se ocupa da manutenção da Rodovia SP 333.

Esses pneus inservíveis, velhos e usados, são coletados e ficam armazenados no Ecoponto de Pneumáticos, que funciona regularmente no barracão da Secretaria. Lá, as borracharias do município fazem a entrega de seu material de descarte. Os pneus inservíveis são carregados e transportados regularmente pela frota da Prefeitura com destinação ao município de Assis, no pátio de recolhimento do CIVAP.

A destinação ocorre em parceria com a Reciclanip, criada pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli, Continental e Dunlop, que - por terem responsabilidade da destinação de seus produtos -, arcam com os valores para transporte dos pneumáticos.

O Município de Tarumã conta em sua estrutura urbana com cinco borracharias comerciais que prestam serviços à população na substituição de pneumáticos. A destinação final de pneumáticos inservíveis é um problema ambiental mundialmente reconhecido e só recentemente os países têm se manifestado de forma sensata, sendo o Brasil o primeiro país a adotar uma legislação específica para pneus.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e na  fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

O propósito da coleta também é uma ação em prol da saúde pública, atuando no combate aos criadouros do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya, uma vez que pneus velhos tendem a acumular água e favorecer a proliferação do inseto.

Assessoria de Comunicação l PMT