Logo da Cidade de Tarumã

Ato Cívico marca o dia 07 de setembro em Tarumã

Tarumã, 9 de setembro de 2013

O dia 7 de Setembro em Tarumã não passou em branco; o Prefeito Jairo da Costa e Silva, juntamente com a primeira dama e secretária municipal de educação e cultura, Luciene Garcia Ferreira e Silva e a vice-prefeita Itanei Guedes Ribeiro Dias reuniu convidados para o hasteamento das bandeiras, que ocorreu ás 8h em frente o Polo Universitário de Tarumã “Odília Guedes Ribeiro”. 

O ato cívico teve a participação dos alunos da EM “Maria Antonia Benelli”, acompanhados pela diretora Silvana de Arruda, com a apresentação “7 de setembro” do 1º ano A da professora Alva Valéria, e a leitura do poema “Brasil Real” do 2º ano A, do professor Tom, que receberam aplausos de todos que estavam presentes celebrando esta data tão importante na história do nosso país. 

Participaram ainda os secretários municipais, Rogério Silveira Lima (Administração e Assuntos Jurídicos) Ana Luiza Yassuda (Assistência Social) Edenilson Frazão (Planejamento, Obras e Serviços) Adriana Balejo (Saúde) Gleyson Ramos Guimarães Lima (Fazenda) Fernando Manoel (Esportes e Turismo) além de colaboradores da prefeitura municipal de familiares dos alunos bem como a população de Tarumã.

Sobre a história

Em 02 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 07 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa ás margens do Rio Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal.

Assessoria de Comunicação PMT