Biblioteca de Tarumã é beneficiada pelo Programa Itaú Criança

Tarumã, 21 de outubro de 2013

A Biblioteca Municipal de Tarumã “Anna Aparecida Jose de Brito” recebeu na última semana 100 novos livros através do Programa Itaú Criança. O Projeto distribui livros infantis como forma de contribuir para que as crianças tenham acesso à educação, cultura, lazer, convivência familiar e comunitária, direitos fundamentais de toda criança.

A doação indicada pelo gerente Marcos Azevedo a Biblioteca Municipal de Tarumã chega numa hora oportuna já que no período de22 a27 de outubro a cidade de Tarumã realiza a semana da biblioteca com diversas atividades para o incentivo a leitura.

Com o Programa Itaú Criança mais de 7 milhões de livros infantis já foram oferecidos e 6 mil organizações beneficiadas com a Biblioteca Itaú Criança.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú Social em parceria com o Instituto Datafolha avaliou a percepção dos brasileiros em relação à importância da leitura feita para crianças. O levantamento indicou que para 96% dos entrevistados incentivarem crianças de até cinco anos a ler é muito importante, pois o hábito desperta a curiosidade, contribui para o desenvolvimento intelectual e cultural (54%), além da formação educacional (36%).

Apesar desta crença, na prática, menos da metade (37%) dos adultos lê para os pequenos. Responderam que não tiveram quem lesse para eles durante a infância 60% dos entrevistados. Uma hipótese é que por não terem desenvolvido o apreço pela leitura em seus primeiros anos, não se sentem motivados a replicar o papel de formar leitores. A discrepância entre a realidade e o desejado fica evidente quando verificamos os dados da última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro, que revelou que lemos espontaneamente pouco mais de um livro por ano.

O levantamento realizado pelo Datafolha identificou também que a família é a principal responsável pela introdução da leitura no mundo da criança. Trata-se de um estímulo essencial, pois a valorização do livro é feita de forma diferente da escola, promovendo a troca de experiências entre pais e filhos. Além disso, favorece o acesso à cultura e ao lazer, promove a convivência familiar e comunitária, envolve o adulto no processo educativo e contribui para a garantia desses diretos, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Iniciativas como essas podem tornar o hábito de ler para as crianças uma realidade em todo o país. O desafio é garantir a soma de esforços e os investimentos necessários para que todos tenham acesso a livros de literatura, recebam o estímulo para tornarem-se leitores e entendam o valor da leitura para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens.

A Biblioteca Municipal de Tarumã “Anna Aparecida Jose de Brito” está localizada no Centro Integrado de Educação e Cultura – CIEC. Mais informações pelo telefone 18 3329 1110.

Assessoria de Comunicação PMT.